16/04/2021 às 23h53min - Atualizada em 16/04/2021 às 23h53min

Com 50%da equipe infectada, Centro de Covid fecha as portas em Curimatá. Servidores já haviam tomado as duas doses da vacina.

Viviane Setragni
Portal Corrente
O Centro de Covid do município de Curimatá,  localizado na região Extremo-Sul do estado do Piauí, à 753 km da capital Teresina, fechou as portas nesta sexta-feira, 16 de abril, após a confirmação positiva para o novo coronavírus em 10 servidores, dos 21 que trabalham no local. Além da preocupação quanto ao fechamento do local, responsável pelo atendimento primário à população com suspeita de covid e centro de realização de testes, chama atenção o fato de que toda a equipe, que atua diretamente na linha de frente, já ter tomado as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, o que em teoria deixaria todos mais protegidos contra a doença.

Segundo o prefeito do município, Valdecir Júnior, o Centro de Covid foi fechado para sua desinfecção. "Em virtude da contaminação em 10 dos seus profissionais que atuam diretamente com os pacientes no dia de hoje, fomos obrigados a fechar e isolar o ambiente até que haja um trabalho de sanitização. O psicológico desses guerreiros está abalado, tendo em vista que eles já tomaram as duas doses da vacina e estavam tomando as devidas precauções.", afirma o gestor.

Ele acredita que o número de pacientes infectados assintomáticos pode ter sido o grande responsável pela multiplicação de casos positivos no município. "Tivemos muitos diagnósticos positivos de pessoas assintomáticas, o que fez com que a taxa de transmissão do vírus crescesse de forma acelerada", destaca.

A enfermeira Alana, Coordenadora de Atenção Básica do município, gravou um vídeo explicando os motivos pelo qual o local foi fechado e pedindo à população que permaneça em isolamento social. Segundo informações, os servidores que tiveram o resultado positivo para a doença estão com sintomas leves.

Com 11.426 habitantes, Curimatá viu os casos positivos de covid-19 crescerem significativamente nos últimos dias - de 76 pacientes em isolamento domiciliar no dia 12, o município contabiliza, nesta sexta-feira, 136 pacientes isolados, um aumento de 60 casos positivos em 4 dias. Esta semana, um vereador do município, de 64 anos, faleceu em decorrência da Covid

O Hospital Estadual Júlio Borges de Macedo, que atende Curimatá e os municípios circunvizinhos, possui 17 leitos,divididos em duas alas exclusivas para a Covid-19. De acordo com o diretor da instituição, Alexsandro Rabelo de Araújo, nesta sexta-feira havia 13 pacientes internados.

Por enquanto, não há previsão de reabertura do Centro de Covid no município.


 





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »