16/01/2014 às 02h21min - Atualizada em 16/01/2014 às 02h21min

Superintendente de Educação anuncia novidades para 2014. Alunos da rede municipal serão contemplados com uniformes escolares.

Em entrevista ao programa Voz do Gurguéia, Secretária Maria do Socorro e Superintendente Socorro Amorim fazem um balanço de 2013 e anunciam as novidades para 2014.

Portal Corrente; foto: Cristiano Setragni

Por Viviane Setragni

A educação no município de Corrente passou por diversas reformulações no ano de 2013. Escolas depredadas e sucateadas, escolas sem livros didáticos adequados, pequenas e ineficientes salas multisseriais em longíncuas distâncias, dificuldades para receber o recurso da merenda escolar por falta de prestação de contas da antiga gestão são alguns exemplos das dificuldades encontradas pela atual administração ao assumir a gestão municipal. Como objetivo de reverter o quadro, diversas medidas foram adotadas pela secretária da pasta, Maria do Socorro Cavalcanti. Dentre as mais polêmicas, mas que na prática tem gerado resultados extremamente positivos, é a nucleação escolar, onde pequenas escolas, às vezes com uma única ou no máximo duas salas, multisseriais – ou seja, com alunos de diversas séries estudando numa única sala – tiveram seus alunos remanejados para escolas maiores, ofertando aos estudantes melhores condições de estrutura física, em escolas com bibliotecas, refeitórios, banheiros adequados, salas de informática e o mais importante, uma sala para cada série, além da convivência saudável com maior quantidade de alunos.

No programa de rádio Voz do Gurguéia, tanto a secretária Maria do Socorro Cavalcanti, entrevistada na última sexta-feira (10), quanto a superintendente de educação, Socorro Amorim, entrevistada na tarde desta quarta-feira (15), fizeram questão de enfatizar os resultados positivos obtidos com a nucleação. “Nós tínhamos plena consciência de que uma sala multisserial não oferecia boas condições de estudo aos alunos, assim como a dificuldade de um professor para ministrar aula numa sala como essa, não há como ser produtivo. Estamos muito satisfeitos com os resultados das nucleações realizadas em 2013 e durante o ano de 2014 estaremos realizando novas nucleações. A prova do sucesso dessa prática é que, para nossa surpresa, uma comissão formada por pais de estudantes do Retiro nos procurou na secretaria de educação para solicitar que a escolinha da região também fosse nucleada com uma escola maior, pois já sabem dos benefícios que as crianças são contempladas. Ficamos muito felizes e isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou a secretária Maria do Socorro Cavalcanti.

Já a superintendente Socorro Amorim relacionou o nome das escolas que sofrerão algum tipo de alteração e os motivos desta alteração. “Temos como um de nossos grandes objetivos o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC, o qual abraçamos, porque na prática constatamos uma geração de estudantes que não lêem, às vezes até na 8ª serie, e a educação de Corrente abraçou essa causa. Para isso, fizemos uma reformulação em algumas turmas para o ano de 2014, onde algumas escolas terão mudanças de horários e outras terão suas turmas transferidas para outras escolas”, esclareceu.

Confira as alterações:

Escola Firmino Marques Maciel – no turno da manhã, serão 6 turmas, 4 turmas de 1° ano e 2 turmas de 2° ano. Esta escola receberá alunos do Mário Nogueira, que não irá mais oferecer turmas de 1° e 2° ano. No período da tarde, funcionarão as turmas de 2° ano e de 3° ano. “Nós vamos transformar a Escola Firmino Marques num centro de estudos do PNAIC, onde as salas serão especialmente adaptadas para esses estudantes”, afirmou Socorro.

Na Escola Mário Nogueira funcionará, no período da manhã, os 4°, 5° e 6° ano e no turno da tarde, de 5ª a 8ª série.

Na Escola Marquês de Paranaguá funcionará, no período da manhã, 5° e 6° ano e à tarde do 6° ao 9° ano.

“Estas são as principais mudanças para o ano de 2014 para atender da melhor forma os estudantes da sede do município de Corrente. Os bairros continuarão com a Educação Infantil. Faço ainda um apelo aos pais para que matriculem seus filhos em escolas próximas às suas casas, conforme determina a lei, para facilitar a vida dos estudantes e evitar transtornos”.

Em relação à zona rural, a Escola Ramiro Ferreira Maciel, que é a escola do Buritizinho, funcionará somente com a Educação Infantil, período I e II, que seria o Jardim I e II, e o bloco do PNAIC, que é do 1° ao 3° ano. O 4° e 5° ano virá para a escola da Santa Marta.

Na Escola Mariana, ainda estão sendo realizados estudos para melhor realizar alguma modificação, pois ela está localizada numa região de difícil acesso.

No Caxingó, a Escola da Barroca, que funcionará também somente com a Educação Infantil e do 1° ao 3° ano. Os 4° e 5 ano irão para a escola do Morro Redondo, que é a Escola Joaquim Nogueira de Oliveira.

A escola da Prata funcionará no Morro Redondo.

A escola da Serra Dourada funcionará na Pedra Furada.

A escola da Fazenda de Cima receberá os estudantes da Escola Nossa Senhora do Rosário, em todas as suas modalidades: desde a Educação Infantil até à 8ª série.

Na escola da comunidade do Pico, a Oziel Clementino, estará sendo realizada uma reunião com os pais na sexta-feira, às 7h30min, para discutir quais as melhores medidas que serão tomadas para a nucleação desta unidade.

Quando a atual administração assumiu, ao total somavam-se 43 escolas. Ao final do ano de 2013, ficaram 38 e com as novas nucleações no ano 2014, o número cairá para 30.

Ainda segundo a superintendente, outro benefício gerado com as nucleações é que os espaços que antes abrigavam estas pequenas escolas passam a servir para a comunidade na forma de unidades de saúde e espaços para reuniões comunitárias. “Não serão estruturas que ficarão fechadas, paradas, elas servirão para a comunidade porque pertencem à comunidade. Esperamos que as pessoas utilizem estes espaços da melhor forma possível, para acordarem, participarem de forma ativa através das associações de moradores, que agora terão um espaço adequado para funcionar”, afirmou.

Outra grande novidade anunciada pela superintendente Socorro Amorim é a aquisição de uniformes escolares, que atenderão a todas as crianças do município. “Estamos felizes, pois sabemos que cada criança será contemplada com seu uniforme. Isso é mais um incentivo que será dado à estes estudantes”, colocou.

Ouça de segunda à sexta o Programa Voz do Gurguéia, na Rádio Cerrado, 92,1 FM, a partir das 17h30min.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »