29/07/2014 às 02h28min - Atualizada em 29/07/2014 às 02h28min

Parnaguá recebe pavimentação asfáltica na Avenida David Mascarenhas

Retirada das árvores centrais causa polêmica

Ascom

A pavimentação asfáltica das principais ruas do município de Parnaguá foi finalizada e a próxima etapa a ser realizada é a pavimentação da Avenida David Mascarenhas, a PI 255.

Para a realização da obra, a prefeitura está retirando as árvores centrais da avenida. A medida tem gerado polêmica entre os moradores da cidade, divididos quanto à decisão.

Aos defensores da permanência das árvores, as principais críticas são o fim das sombras, muito utilizadas para estacionar os carros e pelas pessoas em dias de sol tórrido; o aumento da temperatura média, além da grande estima que a população tem pelas árvores, que embelezam e dão vida à cidade.

Analisando de forma prática, a sombras induzem uma prática não muito adequada e até perigosa para o trânsito, que é o estacionamento de motos e carros debaixo das árvores, junto ao canteiro central, dificultando o fluxo de veículos e ocasionando todo tipo de transtorno, já que a avenida é também uma rodovia estadual. Caminhões e ônibus encontram grande dificuldade para circular dentre os diversos veículos estacionados, além da copa das árvores que também dificulta o trânsito de veículos grandes.

Prática comum, prejudicial ao trânsito da PI 255: estacionamento no canteiro central

 

Outra dificuldade apontada pela gestão municipal é a falta de acessibilidade, pois os canteiros centrais inviabilizam a circulação de cadeirantes, deficientes físicos, além das pessoas com dificuldade de locomoção.

Para compensar a retirada das árvores, estão previstos o plantio de aproximadamente 180 mudas de árvores frutíferas.

A prefeita Anna Cecília confirma ainda a elaboração de um projeto de urbanização e arborização da avenida, que inclui o plantio de árvores adequadas, além da pintura da faixa de pedestres nos locais adequados, hoje inexistentes. “Sabemos que algumas pessoas da comunidade têm resistência à idéia, mas não podemos esquecer que o progresso requer algumas medidas até preventivas. Parnaguá está crescendo e precisamos adequar a cidade ao seu desenvolvimento”, destacou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »