08/12/2014 às 18h16min - Atualizada em 08/12/2014 às 18h16min

Escritores lançam obras literárias durante as comemorações dos 141 anos de Corrente

Concorrida solenidade foi realizada no Tatersal, no dia 5

Ascom

Por Viviane Setragni

Aconteceu na última sexta-feira (5), durante as comemorações dos 141 anos de Corrente, a solenidade de lançamento de livros dos escritores Edilson de Araújo Nogueira e Neila Rocha Siqueira.

A escritora e Secretária de Educação do município de Corrente, Maria do Socorro Cavalcanti, apresentou as obras literárias da escritora Neila Rocha Siqueira. Neila é natural de Campina Grande, estado da Paraíba, filha de Zilneide Barros Matias, de Corrente. É formada em Arte, Mídia e Direito, com pós-graduação em Computação Gráfica; integrante do quadro docente da Universidade Federal do Piauí, atualmente coordena o Projeto de Ilustração e Animação, o PIA.

Os dois livros lançados pela escritora, Os dentes de Maurício e A casa de Anabela, são direcionados ao público infantil. Maria do Socorro destacou a excelente qualidade das obras. “Sabemos o quanto é difícil agradar o público infantil, pois são muito exigentes, e Neila o fez com maestria - as duas obras são encantadoras!”.

Em sua fala, Neila atribui o seu despertar para o gosto pela literatura à sua infância, quando sua mãe lia-lhe versos para dormir. “Fui estimulada a ler e a escrever pelas poesias que ela fazia, lia e me estimulava a fazer e espero poder fazer o mesmo com os meus filhos e vocês com os filhos e netos de vocês”. A escritora também lembrou de sua infância, quando visitava Corrente, e dos encantos das histórias e lendas da região, como da Serra dos Dois Irmãos. “Amo essa cidade e é muito bom poder participar deste evento!”.

 “Ôxente”, de autoria do escritor Edilson de Araújo Nogueira, foi apresentado pela sua professora de história de infância, Sonia Morais Paranaguá. O escritor é graduado em Estudos Sociais, História e Direito, é professor, é advogado, vereador e escritor. “Edilson já preconizava  uma veia literária com a publicação de suas obras Chibata, Arre égua, Raízes de minha terra, Moleques, Mocambo berço de nobres e agora com esta obra, Ôxente, livro que se reporta aos folclores das terras correntinhas, onde o folclore e a realidade se juntam, porque é assim que acontece”.

A professora destacou o extenuante trabalho realizado pelo escritor quando descobriu os vestígios arqueológicos de seus ancestrais, que mais tarde resultaram na importante obra “Mocambo berço de nobres” e acrescentou: “Edilson, parabéns, siga em frente, Corrente precisa de pessoas de sua estirpe, forjadas no calor do nordeste, corajosas, inconformadas e gloriosamente loucas, no bom sentido. Aconselho a todos a leitura de Ôxente!”.

A escritora e professora de música Keila Rocha Nogueira convidou os presentes a cantarem as músicas folclóricas do livro Ôxente, proporcionando um descontraído momento aos presentes.

O escritor Edilson de Araújo colocou: “São as forças de 54 anos de idade tentando trazer para Corrente o registro do seu povo. Legado cultural que aprendi no dia a dia de Corrente. Minha obra mais importante foi Mocambo, berço dos nobres, pelo seu contexto histórico – cresci ouvindo que o Piauí foi colonizado do litoral para o interior e Mocambo mudou a história, provando que o Piauí foi colonizado do interior para o litoral. E fico muito feliz de escrever Ôxente, pois ele traduz na intimidade a nossa terra e o legado de um povo”.

Convidado a encerrar a solenidade, o prefeito Jesualdo Cavalcanti, que também é escritor e membro da Academia Piauiense de Letras, colocou:  “Esta está sendo uma noite bem correntina, por todos os motivos. Respira e transpira o entusiasmo pela terra, expressa os valores que alimenta o seu povo, o apego às suas raízes presentes no conteúdo destes dois livros.

Agradecemos e cumprimentamos a todos os presentes, principalmente aos dois escritores, que hoje prestam um grande serviço à cultura de nossa terra, tornando a comemoração destes 141 anos de nossa cidade um momento de reverência às coisas boas que aqui existem!”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »