29/06/2021 às 11h39min - Atualizada em 29/06/2021 às 11h39min

Vacinação contra Covid-19 é marcada por fila enorme e confusão em Formosa do Rio Preto

As 470 doses não foram suficientes para atender o público dimensionado com idade entre 40 e 49 anos.

Portal do Cerrado
Imagens: Portal do Cerrado

O retorno da vacinação contra a Covid-19 foi marcado por filas e confusão em Formosa do Rio Preto nesta segunda-feira (28). Diversas pessoas chegaram no local ainda no domingo (27) para conseguirem se vacinar.

O grande número de pessoas gerou uma enorme fila que começou a se formar ontem no meio do dia e dobrava o quarteirão no meio da tarde desta segunda-feira, à espera da vacinação que foi marcada para iniciar somente às 16h30min. Diversas pessoas com idade superior a 49 anos foram dispensadas logo no início, causando revolta para quem havia passado a noite de frio na fila e com espera de mais de 24 horas.

Informações de terceiros dizem que duas pessoas chegaram a passar mal durante o dia de hoje e uma foi atendida por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, mas essa informação não pode ser confirmada.

Somente 470 doses foram disponibilizadas para um contingente de público com idade a partir de 40 até 49 anos, faixa etária muito dimensionada para a quantidade de doses disponibilizadas. Uma das pessoas que estava na fila e não conseguiu ser imunizada, relatou que tudo é uma questão de matemática simples. “Se tem poucas doses não pode ter um público tão grande”.

Um vídeo disponibilizado nas redes sociais mostra o momento em que um grupo interpela a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, que era protegida por bombeiros civis, e é questionada por diversas pessoas que não conseguiram uma ficha. Uma mais revoltada reclamou da falta de organização: “Falta de vergonha, aqui não tem organização não”, disse em som captado no vídeo. Outro disse: “Se vira eu quero é vacinar”.

Além da longa fila foi registrada também aglomeração, justamente o que as autoridades não recomendam para conter a disseminação do coronavírus e não houve fiscalização por parte da Vigilância Sanitária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »