28/02/2024 às 10h54min - Atualizada em 28/02/2024 às 10h54min

Formosa do Rio Preto: doente e sem estrada, idosa é resgatada em rede

Idosa de 85 anos que vive em local sem estrada precisou ser resgatada em uma rede após passar mal em Formosa do Rio Preto, na Bahia

Portal do Cerrado

Uma idosa de 85 anos precisou ser resgatada em uma rede durante a madrugada de segunda-feira (26) após passar mal na comunidade ribeirinha de Cadeado, na zona rural do município de Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste da Bahia. Familiares dizem que as estradas estão bloqueadas e que andaram mais de 3 km (veja vídeo abaixo).

A cena que fere o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana não parece se passar em um dos municípios mais ricos da Bahia. Registrada em vídeo por familiares revoltados, as imagens mostram a mulher carregada em uma rede e segundo narrador, todos percorreram cerca de 3 km por um trecho de serra, por uma via estreita, com uso de lanterna, até alcançar um carro particular que os esperava e conduzí-la até a unidade de saúde. Um neto da idosa desde a manhã de segunda-feira (26) procura as autoridades do município e estaduais. Além de registro de boletim de ocorrência na delegacia de polícia, ele procurou o Ministério Público da Bahia.

O local tem três acessos, mas segundo o neto da mulher duas estradas estão intransitáveis para carros devido a uma cratera no meio da via e outra necessita de pontes, com o trajeto feito somente por motocicletas ou a cavalo. A outra estrada, segundo o vídeo que já circula nas redes sociais, teria sido fechada por um fazendeiro que comprou uma área de terra vizinha ao povoado. O site não conseguiu localizar o proprietário para pedir um posicionamento, mas o espaço segue aberto.

Familiares levaram a idosa para o hospital de Riachão das Neves, com encaminhamento para o Hospital do Oeste. Informações apontam para uma melhora em seu quadro de saúde na terça-feira.

Por se tratar de uma área de geraizeiros e ribeirinhos, o site pediu um posicionamento da Secretaria da Promoção e da Igualdade Racial. Mas até o fechamento nesta nota, a secretaria estadual não havia posicionado.

Procurada, a princípio a prefeitura limitou-se a dizer, através da assessoria de imprensa, que "já existe um procedimento instaurado no Ministério Público".

 

Δdocument.getElementById("ak_js_1").setAttribute("value",(new Date()).getTime())Δdocument.getElementById("ak_js_2").setAttribute("value",(new Date()).getTime())Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados. © 2018 - Portal do Cerrado - Todos os Direitos Reservados


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »