15/12/2021 às 10h41min - Atualizada em 15/12/2021 às 10h41min

Polícia Federal e CGU deflagram operação que apura esquema de corrupção em prefeituras no Piauí

Operação Paradoxo investiga a prática criminosa entre empresários e servidores públicos dos municípios de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí

Polícia Federal
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (15/12) a Operação Paradoxo, com o objetivo de apurar esquema de corrupção existente entre empresários e servidores públicos dos municípios de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí. As investigações visam apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

25 Policiais Federais e três Auditores da CGU cumprem, ao todo, nove mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Picos, São Luís do Piauí e Ipiranga do Piauí. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí.

As investigações mostraram repasses vultosos de valores de empresas sediadas em Picos para agentes púbicos vinculados a municípios dessa microrregião, repasses esses que, diversas vezes, ocorreram nas mesmas datas dos pagamentos realizados às empresas relativos a obras e serviços executados nos municípios envolvidos.

Até o presente estágio das investigações, já foram apuradas irregularidades em procedimento licitatório que resultou na vitória de uma das empresas investigadas, bem como a remessa de valores a título de pagamento de vantagem indevida superior a R$ 1,5 milhão. Além disso, restou demonstrada a utilização, pelo grupo criminoso, de pessoas interpostas com a finalidade de promover a lavagem do dinheiro obtido com a prática dos crimes.

O nome da operação (Paradoxo) é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »