16/12/2021 às 21h45min - Atualizada em 16/12/2021 às 21h45min

Crescimento da produção de grãos do Piauí deve chegar a 12%

Com apenas 60 dias após o período do início do plantio já há bastante otimismo entre os produtores de grãos do cerrado do Piauí. O estado obteve um aumento de produção acima da média dos últimos anos e essa tendência deve se confirmar segundo IBGE, Conab e a própria entidade representativa do setor, a Aprosoja Piauí (Associação de Produtores de Soja do Piauí).

O aumento de área plantada foi de 7% e de produtividade em 5% dados da Conab com uma expectativa de 3 milhões de toneladas somente de soja e 5,6 milhões de grãos.  “Evidentemente precisamos agora aguardar a confirmação das condições climáticas e distribuição das chuvas no decorrer destes três meses”, acrescenta Rafael Maschio, diretor-executivo da Aprosoja Piauí. A produção de milho deve superar os 2 milhões. A área plantada do Piauí tem 1 milhão e 250 mil hectares. “Este crescimento tem que ser compatível com a viabilidade econômica, social e ambiental da região”, acrescenta Rafael Maschio

Segundo os dados da Conab e IBGE o Piauí deve sair das 835 mil toneladas da safra 20/21 para 893 mil na safra 21/22, ressaltando que 55% desta produção vai para o mercado externo e 45% fica no mercado interno. O destaque da produção piauiense trouxe, primeira vez, para o estado o evento de abertura da colheita nacional de soja, que deve ocorrer em fevereiro de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »