27/12/2021 às 09h22min - Atualizada em 27/12/2021 às 09h22min

Dez piauienses são resgatados em condições análogas à escravidão no DF

Correio Braziliense
Trabalhadores tinham de pagar pelos colchões em que dormiam - (crédito: PMDF/Divulgação)
Na tarde do último sábado (25/12), 10 trabalhadores vindos do Piauí foram resgatados por policiais militares em condições análogas à escravidão, na DF-180, no Rancho Paixão, área rural do Gama.

A operação foi realizada em conjunto pelo 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), após o recebimento de denúncia via 190, policiais militares foram ao endereço indicado. Eles encontraram os homens em situação degradante, sem condições de permanecerem no local.

Os trabalhadores atuavam em uma lavoura de hortaliças e relataram que vieram do Piauí para o DF para trabalhar. No entanto, não estavam recebendo pagamento, alimentação, água potável, nem material adequado para fazer a higienização pessoal, além de não terem como sair do rancho.

Os resgatados contaram, ainda, que receberam, neste sábado (25/12), arroz com farinha como refeição. Eles denunciaram aos policiais que trabalharam muitas horas além do acordado, além de terem de pagar pela passagem do Piauí para o DF e pelo colchão onde dormiam.

Prisão em flagrante

Os policiais identificaram o filho do proprietário do local, de 38 anos. De acordo com a PMDF, o homem alegou que registraria e melhoraria as condições de trabalho — o que não foi verificado.

Tanto os trabalhadores quanto o empregador foram encaminhados até a Delegacia de Policial Federal para registro de ocorrência. Na Polícia Federal, o filho do empregador foi preso em flagrante.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »