17/09/2022 às 14h24min - Atualizada em 17/09/2022 às 14h24min

Curimatá registra crescimento surpreendente no IDEB, o maior da região Extremo-Sul do Piauí

Viviane Setragni
Portal Corrente
A Educação do município de Curimatá recebeu uma excelente notícia nesta sexta-feira, 16 de setembro, com a divulgação dos resultados do do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 pelo Inep: o índice, nos anos iniciais, saltou de 3,5 em 2017 para 5,2 em 2021, um crescimento de 48%. Já nos anos finais, de 2,8 em 2017 foi para 4,9, um crescimento surpreendente de 75%. 

 
O prefeito do município, Valdecir Júnior, comemora o resultado e atribui o crescimento a uma estratégia integrada de ações, que foram desde a qualificação dos profissionais da educação, contratação de assessoria técnica, esforço para o cumprimento da carga horária, aquisição de material escolar diferenciado, investimento na estrutura  e até a oferta de merenda escolar de qualidade. 
 
 
"Eu me envolvi pessoalmente para buscar melhorar o cenário em Curimatá, porque sei que a educação deve ser um dos principais pilares de uma boa administração. Procurei proporcionar condições para melhorar a autoestima dos servidores, para que eles voltassem a acreditar que seríamos capazes de mudar essa realidade, através da valorização e do reconhecimento dos profissionais, da capacitação pedagógica regular, da contratação de assessoria técnica, do reajuste salarial e do seu pagamento dentro do próprio mês trabalhado.Também fizemos questão de cumprir a carga horária de 200 dias letivos, com o respectivo cumprimento da hora/aula de 50 minutos; bem como implantação e cumprimento de projetos e o incentivo de diálogos com todos os segmentos.
  Em outra frente, realizamos a modernização da estrutura de nossas escolas, a aquisição de material escolar de qualidade e a oferta merenda escolar de qualidade. Medidas estas que fizeram com que, mesmo vivenciando uma pandemia, conseguíssemos alcançar o maior salto da região!", pontua o prefeito.

O crescimento do IDEB de Curimatá é o maior registrado entre os municípios que integram a 15ª Gerência Regional de Educação, que possui 14 municípios circunscricionados. Na região Extremo-Sul, ficou somente atrás do município de Bom Jesus, nos anos iniciais, que registrou o índice de 6,2. Entretanto, nos anos finais, Curimatá registrou 4,9, superando Bom Jesus, que alcançou 4,7. 

"Tivemos uma grande evolução, um grande salto, estamos de parabéns! Gostaria de agradecer a todos os valorosos servidores, nossos queridos colaboradores que fazem parte da nossa rede de ensino, como também parabenizar os nossos alunos pelas notas alcançadas! Vamos continuar empenhados para que este resultado seja apenas o início dessa transformação! Curimatá está no rumo certo"!, finaliza o prefeito.





*Obs.: Os municípios que não constam no ranking estão zerados na página do INEP.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »