29/11/2022 às 14h02min - Atualizada em 29/11/2022 às 14h02min

Edilson de Araújo Nogueira fará lançamento de duas obras literárias no aniversário de Corrente

Lendas da Serra dos Dois Irmãos e Morro do Papagaio serão apresentadas ao público de forma ilustrada.

Viviane Setragni
Portal Corrente
O advogado, historiador e escritor correntino Edilson de Araújo Nogueira fará o lançamento de um projeto inédito de sua autoria, no dia do aniversário de Corrente, 8 de dezembro. Trata-se da série “Lendas de Corrente”, inspirada na obra literária do próprio escritor, Raízes da Minha Terra, que apresenta cinco lendas da região aos leitores, de forma ilustrada.
 
“Em 2002 nasceu dentro de mim a necessidade de escrever um livro sobre a história de Corrente, seu legado, sua cultura e tradições, para que esse registro fosse propagado para as futuras gerações. Do ponto de vista cultural, eu vi os pontos turísticos de Corrente, como o Morro do Papagaio, que era fonte de inspiração para os poetas, e os demais locais, que são belíssimos e alegram o nosso coração com o saudosismo. Dei vida às lendas, mas a intensão sempre foi fazer de uma forma ilustrada, para o grupo infantil. E agora esse sonho se concretiza!”, revela o escritor.

   
A série inicia com a Lenda da Serra dos Dois Irmãos, um dos pontos geográficos mais conhecidos de Corrente. “A Lenda da Serra dos Dois Irmãos traz um sentimento de tristeza, mas no fundo eleva o espírito de mitos e fantasias, prática descrita do meu ser. Nesta narrativa, envolvo o leitor para provocar o despertar para a importância da leitura, mobilizando-o para uma aventura de prazer e um conhecimento amplo e consciente quanto ao nosso patrimônio de riquezas naturais e tradicionais, elevando-o ao conhecimento nacional, patriótico e cívico”, acrescenta. No mesmo dia, também será lançada a obra Morro do Papagaio.

   
“O lançamento dessas duas obras vai ser muito especial, no dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 dezembro, que também é aniversário de Corrente. Eu estarei às 7h30 da manhã na praça da Igreja Matriz, apresentando para a sociedade, neste dia histórico, vestido à caráter, essas duas obras tão especiais, que são o meu presente de aniversário para Corrente”, frisa o escritor.
 
Já as outras 3 lendas, Rio Corrente e Rio Paraim, Poço do Tacho e Sucupira Engemada, têm previsão de lançamento para julho de 2023, durante o período da tradicional exposição agropecuária de Corrente, a Expocorrente.
 
O escritor


 
Edilson de Araújo Nogueira nasceu em 27 de abril de 1960, em Corrente, Piauí. É advogado, professor, poeta e romancista. Licenciado em Estudos Sociais e História, Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Nordeste, graduado em Direito Penal pela Universidade Estadual da Paraíba e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí. Foi vice-presidente e presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, além de presidir o Centro Acadêmico de Estudos Sociais. Foi membro dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual da Paraíba, representando o corpo discente. Entre as funções que exerceu na Paraíba, foi assessor especial do prefeito de Campina Grande, Paraíba, Cássio Cunha Lima, advogado da Coligação Democrática Campinense e da Frente Paraíba. Foi também Advogado do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e assessor jurídico da empresa municipal de Urbanização da Borborema. Foi condecorado com o título de cidadão da cidade de Campina Grande, Paraíba. Também foi condecorado com a Comenda da Ordem da Renascença no grau de comendador pelo governo do Estado do Piauí e a Comenda do Mérito "Marquês de Paranaguá" pela Câmara de Vereadores de Corrente. Também recebeu o título de cidadão de Parnaguá, Piauí. Exerceu o cargo de Professor da Universidade Estadual do Piauí - Campus Corrente e da Faculdade do Cerrado Piauiense. Exerceu o mandato de Vereador na cidade de Corrente no período de 2013 a 2016 pelo Partido dos Trabalhadores.

Bibliografia: Chibata, Raízes da Minha Terra, Arre Égua, Moleques, Mocambo Berços dos Nobres, Oxente, Meu Canto e coautor da obra História e Geografia de Corrente.

Atualmente exerce o cargo de professor de História da rede Estadual do Piauí.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »