08/12/2022 às 10h40min - Atualizada em 08/12/2022 às 10h40min

Edilson de Araújo Nogueira resgata vivências da infância e lança duas obras literárias ilustradas em Corrente

O evento contou com a participação especial da sanfoneira Josefina, uma autêntica representante da cultura do sertão nordestino.

Viviane C. Setragni
Portal Corrente
A sanfoneira Josefina foi convidada especial do evento. (Fotos: Viviane C. Setragni) (Vídeos: gentilmente cedidos pelo escritor)
O advogado, escritor e historiador Edilson de Araújo Nogueira fez o lançamento de duas obras literárias na manhã desta quinta-feira (8/12) na praça da Igreja Matriz, no centro de Corrente, Extremo-Sul do estado do Piauí. Vestido como vaqueiro, cantando e declamando poesia, o correntino emocionou o público que foi prestigiar o evento.
 
A pitoresca solenidade começou cedo, por volta das 8h, e contou com a participação especial da sanfoneira Josefina, uma autêntica representante da cultura do povo simples e interiorano de Corrente e do sertão nordestino.  A data coincide com o aniversário de 149 anos da cidade e com o dia da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição.
 
Com palavras que rememoraram a da infância e juventude, em um tempo em que tudo era mais simples e verdadeiro, o escritor arrancou sorrisos e lágrimas dos presentes.


 
"A minha alegria é amar Corrente, viver em Corrente e sentir o sabor de Corrente. Cultivei esse sentimento na lida com o meu pai Araújo, montado à cavalo, subindo as cabeceiras do rio, passando na Rua dos Mudos, chegando no Gorgonha e contemplando o Morro do Papagaio. Atravessava o Riacho das Pedras e via a Serra dos Dois Irmãos. Foi assim na lida do dia-a-dia que nasceu o sentimento de manter viva a história e a cultura de um povo e a preservação dessa arte", explicou o autor ao público. 
 
Os livros lançados durante o evento na manhã de hoje foram Serra dos Dois Irmãos e Morro do Papagaio, duas obras literárias ilustradas, de um total de cinco, que fazem parte da série Lenda de Corrente.
 
As outras 3 lendas, Rio Corrente e Rio Paraim, Poço do Tacho e Sucupira Engemada, têm previsão de lançamento para julho de 2023, durante o período da tradicional exposição agropecuária de Corrente, a Expocorrente.

 
Confira um trecho do lançamento: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »