06/01/2023 às 17h41min - Atualizada em 06/01/2023 às 17h41min

Dia de Reis é dia de lembrar de SiáGuila, autor do reisado mais tradicional de Corrente

Viviane Setragni
Portal Corrente
Dia 6 de janeiro é Dia de Reis, ou Dia de Santos Reis, uma celebração do calendário festivo católico que simboliza a adoração pelo Menino Jesus, quando Gaspar, Belchior e Baltazar, os três Reis Magos, o visitaram levando presentes. 

No município de Corrente, o reisado mais tradicional da cidade foi o de seu Guilherme, mais conhecido como SiáGuila, que todos os anos festejava a data com um grupo de foliões muito bem paramentados, além dele próprio, percorrendo de casa em casa com as cantadeiras, dançadeiros, tocadores e o famoso Boi, percorrendo noite adentro, visitando as casas e levando a imagem dos Santo Reis como forma de abençoar cada residência, encerrando o ciclo natalino com a tradicional celebração. Dia de Reis em Corrente é impossível não lembrar de SiáGuila!



Na foto, SiáGuila, referência da tradição de Reis na cidade de Corrente. Canto: Valdemar Bispo de Roma, familiar de SiáGuila.

Mesmo já falecido, familiares dele lutam para resgatar e levar a tradição adiante, impedindo que ela morra no esquecimento. Sem muito apoio, lutam para preservar um dos traços mais marcantes da cultura local, inserida na religião cristã.

Confira:



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »