06/06/2023 às 19h30min - Atualizada em 06/06/2023 às 19h30min

Idepi finaliza obras do novo sistema hidromecânico da barragem de Algodões II

A barragem Algodões II é considerada de grande porte e possui capacidade de armazenamento de cerca de 250 milhões de metros cúbicos d’água.

Portal Corrente

O Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), finalizou a execução de obras de manutenção da barragem Algodões II, em Curimatá, com a recomposição/recuperação dos equipamentos hidromecânicos da tomada de água da barragem, para fornecer água à população da região, de acordo com as demandas dos próximos meses.

Na última segunda-feira (5), foi realizado o teste de funcionamento da recuperação da válvula dispersora com a presença da equipe técnica de engenheiros do Idepi, técnico da Semarh e engenheiro da construtora Jurema, responsável pela implantação do sistema.

“Hoje, o Idepi é responsável pela manutenção e monitoramento de 15 barragens no Estado. São realizadas visitas de inspeção regular com o objetivo de identificar e avaliar eventuais anomalias que afetam potencialmente as condições de segurança e de operação das barragens, bem como seu estado de conservação. O que garante a tranquilidade da população”, explica o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

Construída no ano 2000, a barragem Algodões II é considerada de grande porte e possui capacidade de armazenamento de cerca de 250 milhões de metros cúbicos d’água. O projeto de recuperação foi acompanhado pelo geólogo Edilberto Monteiro, que esteve em Curimatá para visita técnica, sendo considerado um dos mais renomados especialistas em barragens do país, acumulando uma experiência de cinquenta anos na área, inclusive, participou do projeto inicial de construção da Algodões II e outras barragens do estado.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos, Diego Salazar, as visitas de inspeção regular às barragens foram finalizadas. “Iremos passar agora para a fase de manutenção e recuperação de algumas anomalias encontradas”, finaliza o diretor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »