15/03/2014 às 22h11min - Atualizada em 15/03/2014 às 22h11min

Secretaria de Saúde promoveu ações para gestantes

Cerca de 40 mulheres receberam orientações sobre exames, parto e cuidados com o recém-nascido

Portal Corrente

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente realizou uma ação, nas Unidades de Saúde, voltadas para gestantes, com o objetivo de orientá-las sobre os exames do pré-natal, cuidados com o recém-nascido e questões relacionadas à saúde da mulher após o parto.

Aproximadamente 40 gestantes participaram da ação, que foi realizada no Bairro Aeroporto, Sincerino (que está atendendo aos moradores do Morro do Pequi, já que a unidade está em reforma) e da localidade de Barreirão, zona rural do município.

De acordo com a Enfermeira Mariana, foram passadas orientações detalhadas acerca dos exames a serem realizados durante o pré-natal, assim como explicado o cartão de exames da gestante, que deve ser preenchido com todos os dados colhidos durante a gestação, criando um histórico de fundamental importância para o médico obstetra que realizará o parto. As gestantes também receberam orientações sobre a hora do parto, os cuidados no pós-parto e com o recém-nascido.

Em algumas unidades foi criado uma espécie de debate, em que mães de primeira viagem externaram suas dúvidas e mães experientes puderam contribuir com suas experiências, além dos esclarecimentos repassados pelos profissionais.

A fisioterapeuta Alessandra Simara Carvalho também esteve presente, orientando acerca da postura da gestante. Alessandra também passou exercícios específicos para amenizar as dores nas costas ocasionadas pelo peso da barriga e realizou massagens em algumas delas.

A Odontóloga Mariêngela Knitter Barros também participou dos eventos, orientando as gestantes sobre os cuidados com os dentes, já que, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgir um problema na boca. 

A ação foi avaliada positivamente, já que o número de participantes foi expressivo, e contou com a participação de toda a equipe das Unidades de Saúde onde foram realizadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »