03/05/2024 às 06h20min - Atualizada em 03/05/2024 às 06h20min

Piauí aprova remanejamento de vacinas da dengue para o Território Chapada das Mangabeiras

Região receberá 6.561 doses, das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Redação

Após consulta ao Ministério da Saúde, a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou, na tarde desta terça-feira (30), o remanejamento de doses da vacina contra a dengue do Território Entre Rios para o Território Chapada das Mangabeiras. São eles os municípios de Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Barreiras do Piauí, Cristino Castro, Corrente, Cristalândia do Piauí, Colônia do Gurguéia, Currais, Curimatá, Eliseu Martins, Gilbués, Júlio Borges, Manoel Emídio, Morro Cabeça no Tempo, Monte Alegre do Piauí, Parnaguá, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Luz, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurgueia e Sebastião Barros.

O Território Chapada das Mangabeiras receberá 6.561 doses, das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A entrega dos imunizantes, que já está em Teresina, começa na semana que vem para todos os municípios contemplados no estado. 

A CIB é uma instância de negociação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito do Estado, sendo constituída paritariamente por representantes dos gestores municipais e do secretário de saúde do estado. 

 Ao iniciar a distribuição das vacinas no país, o Ministério estabeleceu que as regiões de saúde selecionadas deveriam atender critérios como: pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

"Foi uma decisão importante para a região. Já vamos começar a distribuição na próxima semana. Assim que a vacinação começar, a população precisa procurar as UBS. Vale ressaltar que os cuidados continuam, pois a vacina não imuniza imediatamente e é necessária uma segunda dose. É preciso redobrar os cuidados", disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Até a 17ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 4.650 casos confirmados de dengue, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes estão Bom Jesus, Antônio Almeida e Currais. Seis óbitos já foram confirmados no estado.

Segundo o MS, a faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. É importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

Proteção contra a dengue

A principal forma de combater a dengue é acabar com a proliferação do mosquito por meio da eliminação de criadouros. Vale lembrar que cerca de 75% dos focos do Aedes aegypti, transmissor da doença, estão nas casas das pessoas.

Por isso, mantenha sempre os locais de acúmulo de água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a criação do mosquito. Fique atento a ralos e demais recipientes (como baldes, vasos de plantas, etc.) que possam acumular água parada.

O uso de repelentes e roupas que tampem as áreas do corpo mais expostas, como braços e pernas, também são uma excelente ação de proteção individual contra a picada do mosquito, que é mais ativo durante o dia.

Mosquiteiros sobre a cama, telas em portas e janelas e ambientes limpos e arejados são mais uma forma de proteção.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »