11/07/2023 às 10h42min - Atualizada em 11/07/2023 às 10h42min

Profissão Repórter desta terça vai mostrar a grilagem de terras no Piauí e no Tocantins.e seus impactos

G1

O programa Profissão Repórter desta terça (11) flagra casos de desmatamento em áreas disputadas por grileiros no Piauí e no Tocantins.

O programa vai mostrar como funciona a grilagem de terras e qual a relação da grilagem com o desmatamento e a abertura ilegal de fazendas. A reportagem visita as comunidades tradicionais que sofrem com os impactos ambientais do desmatamento e com as ameaças dos grileiros.

O repórter Chico Bahia e o repórter cinematográfico Alex Gomes flagram ainda o desmatamento ilegal em uma área disputada por grupos acusados de grilagem, que foi recentemente bloqueada na Justiça. A equipe também ouve o que pensam os desmatadores e vai atrás dos supostos proprietários acusados de grilagem.

Chico Bahia e Alex Gomes mostram também o trabalho de campo de Fábio Pitta, doutor em Geografia pela USP e pesquisador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que investiga as ações ilegais no cerrado piauiense há 10 anos.

A repórter Danielle Zampollo e o repórter cinematográfico Fernando Grolla destacam a operação ‘Anacardium’ contra o desmatamento ilegal do cerrado no Tocantins. A ação foi realizada pelo Ibama em parceria com o Ministério Público do Tocantins, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O Profissão Repórter vai ao ar às 23h35, depois da série ‘Aruanas’. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »