21/10/2023 às 11h40min - Atualizada em 21/10/2023 às 11h40min

Grandioso incêndio atinge importante área de nascentes do Rio Corrente


Um incêndio de grandes proporções pode ter destruído uma das áreas mais importantes de nascentes do Rio Corrente na última quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Imagens publicadas nas redes sociais mostram a destruição dos buritizais e mata na região adjacente às nascentes, que fica na localidade Beco, interior distante e de difícil acesso.

As imagens divulgadas foram reconhecidas como sendo da região das nascentes pelo biólogo e engenheiro agrônomo Raimundo Brito, que faz mestrado junto à UnB, Unesp e Agência Nacional de Águas (ANA) em pesquisa diretamente relacionada ao Rio Corrente. "Eu estive no local no ano passado para fazer a coleta de amostras de água nas nascentes do Rio Corrente e as imagens divulgadas mostram a região no entorno, conhecida como a região do Beco. Eu fiquei abismado quando vi a destruição causada pelo fogo, o lugar ficou devastado, não sei o que será do nosso rio", lamentou.

A bióloga Suele Nogueira, que acompanha o processo de estudo e pesquisa feito pelo colega Raimundo Brito, também confirmou que reconhece as imagens como sendo na região nascentes. "Nestes buritizais estão as principais nascentes do rio. O local é de acesso muito difícil, não tem estrada e somente moradores da região é que sabem como chegar. São 20km a partir da última propriedade, mais 20km de mata densa", explica.

A região em questão não está dentro da área do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba. No entanto, o ICMBio reliza um levantamento para verificar os danos ocasionados pela queimada, e qual a área total atingida.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »