15/11/2023 às 11h01min - Atualizada em 15/11/2023 às 11h01min

Educação de Curimatá promove I Seminário Municipal de Boas Práticas do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC)

Ascom

A Prefeitura de Curimatá, através da Secretaria Municipal de Educaçã, realizou nesta terça-feira (14/11) o I Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com a apresentação de práticas exitosas promovidas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O evento, que teve como tema: 'Avaliar para Ensinar', aconteceu na Quadra Poliesportiva José Niuton Lustosa Arrais e contou com a presença do Prefeito Valdecir Júnior, das professoras especialistas e palestrantes Socorro Amorim e Raquel Dias; da Secretária Municipal de Educação Gilvaneide Lobo; do Procurador-geral do município Danylo Arrais, da Ouvidora Municipal Delice de Carvalho
e a participação marcante de aproximadamente 600 pessoas, incluindo alunos, famílias, professores e gestores escolares.

Em seu discurso, o prefeito Valdecir Júnior ressaltou a importância da presença da família como o primeiro exemplo de educação e do seu fortalecimento com as ações da escola. Parabenizou também o trabalho desenvolvido pelos professores no ‘chão da escola’, estendendo os elogios a todos que fazem parte da educação das escolas municipais, desde os vigias, zeladores, professores e gestores. E ainda, elogiou a Secretária Municipal de Educação pelas boas práticas apresentadas pelas escolas municipais. 

A secretária da pasta Gilvaneide Lobo falou da importância das formações que são oferecidas pelo PPAIC ao longo do ano, direcionadas aos gestores escolares e professores da Educação e Ciclo de Alfabetização, fortalecendo ainda mais as boas práticas escolares com foco na Alfabetização na Idade Certa para crianças do município.  

O programa, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, visa implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

“O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem, (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar, (III) Cooperação, Articulação e Incentivo, (IV) Comunicação e Engajamento, e (V) Avaliação Externa e Monitoramento. Tendo sido escolhidos pela banca examinadora: uma prática da Educação Infantil, uma prática do Ciclo de Alfabetização e uma Prática de Gestão, que foram selecionadas para representar o município de Curimatá na Etapa Regional, que acontecerá em Corrente, e quiçá participar do Seminário Estadual, em Teresina”,  frisou a coordenadora municipal do PPAIC, Ana Paula Gomes.

Ao final do evento, os convidados puderam participar de Stands individuais de cada escola, onde os alunos apresentaram seus trabalhos escolares de forma brilhante e encantadora. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »