31/03/2014 às 18h21min - Atualizada em 31/03/2014 às 18h21min

Grandiosa campanha contra a Dengue será realizada no dia 11 em Corrente

Secretaria de Saúde promoverá o DIA D: MUTIRÃO DE LIMPEZA PARA O COMBATE DA DENGUE

Portal Corrente

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento irá realizar uma grande campanha de combate à dengue durante este mês de abril. Embora o índice de casos notificados tenha diminuído a cada ano em Corrente, o município encontra-se em estado de constante alerta para a Dengue. “O combate à Dengue precisa ser feito pelo poder público, em parceria com a comunidade, pois sozinhos não temos como ter o êxito desejado na luta contra a doença. Sendo nos quintais das casas os lugares onde se encontram os reservatórios de água, local apropriado para o desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença, é imprescindível que a comunidade faça a sua parte, eliminando estes reservatórios”, observou o Secretário Edivaldo Reis.

O período em que estamos, com constantes precipitações e altas temperaturas, é altamente propício para a proliferação do mosquito, merecendo atenção especial da Secretaria.

Considerando estes fatores, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância e Epidemiológica e Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e com a Superintendência de Meio Ambiente realizarão o “DIA D”, no dia 11 de abril, através de um MUTIRÃO DE LIMPEZA. Neste dia, serão realizadas ações de conscientização sobre ações preventivas da Dengue e coleta de lixo.

Outra ação especial que acontecerá neste dia, envolvendo a comunidade, será a distribuição de brindes à quem coletar o lixo do seu quintal e levar aos postos de arrecadação, como forma de incentivar à correta coleta de objetos inutilizados, que caracterizam ambiente propicio ao desenvolvimento do mosquito. “Serão montados seis postos de atendimento em unidades de saúde da cidade, em que a cada 10 quilos de lixo recolhidos do quintal dará direito a um cupom. Devidamente preenchidos e depositados nas urnas de cada unidade, serão feitos sorteios de brindes, que vão de torradeiras à bicicletas. É uma forma eu encontramos de incentivar e ao mesmo tempo educar a comunidade a participar ativamente do combate à proliferação do mosquito, que causa esta doença, que pode ser fatal”, explicou o Secretário.

 A ação será amplamente divulgada em carros de som e na rádio. No dia do evento, a arrecadação do lixo acontecerá das 7h às 12h. As urnas serão levadas à Praça Joaquim Nogueira (praça da Igreja Batista), onde o sorteio será efetuado, por unidade de saúde, às 17h30min.

Paralelamente e já em andamento, estão sendo realizadas palestras nas escolas do município, por um veterinário, que tem por objetivo explicar aos estudantes o ciclo de vida do mosquito e conscientizar para que as próprias crianças evitem o acúmulo de lixo que propicie a proliferação do Aedes aegypty.

A Dengue é um grave problema de saúde pública, que deve ser enfrentado com a eliminação e/ou tratamento dos reservatórios que possam acumular água, feito pelos agentes epidemiológicos, daí a importância da conscientização da população; o diagnóstico e tratamento adequado das pessoas contaminadas e o bloqueio da transmissão por meio do controle químico do mosquito adulto.

Curta Portal Corrente e receba atualizações em sua página do Facebook!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »