30/12/2023 às 14h21min - Atualizada em 30/12/2023 às 14h21min

Uso de máscara no Hospital de Corrente passa a ser obrigatório, seguindo recomendação do Centro de Operações Emergenciais

Viviane Setragni
Portal Corrente

O uso de máscara passou a ser obrigatório no Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. A medida segue uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em consonância com as diretrizes do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE), que tornou pública as medidas essenciais para a prevenção da Covid-19, estabelecidas durante a última reunião do Comitê de Operações Emergenciais realizada no dia 26, após o aumento de casos de Covid no estado do Piauí. 

Com a determinação, o uso de máscaras passou a ser obrigatório para trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes.

A Sesapi também recomenda a adoção de uma série de medidas para prevenir o contágio da doença, como cumprimento do calendário vacinal, além da constante higienização das mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%.

Para casos confirmados de Covid-19, as orientações incluem o isolamento domiciliar imediato. Este pode ser suspenso no 7° dia completo dos sintomas, desde que o indivíduo esteja sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos por pelo menos 24 horas, além da diminuição dos sintomas respiratórios. Caso persistam sintomas ou febre após o 7° dia, o isolamento deve ser mantido até o 10° dia completo.

Medidas adicionais durante a suspensão do isolamento incluem o uso contínuo de máscara, evitar contato com pessoas vulneráveis, locais com aglomerações e viagens, respeitando o período até o 10° dia completo após o início dos sintomas. É crucial observar que o "Dia 0" representa o início dos sintomas, enquanto o "Dia 1" é o primeiro dia completo após esse início, e assim sucessivamente.

O secretario de Saúde do Piauí, Antonio Luiz, reforça que a população tenha todos os cuidados e siga as recomendações . “A população é chamada a aderir e seguir rigorosamente estas diretrizes para evitar a propagação da Covid-19 ”, destaca.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »