18/04/2014 às 17h38min - Atualizada em 18/04/2014 às 17h38min

Corrente participará da 12ª Semana Nacional de Museus

Evento será realizado em maio, entre os dias 12 e 18

Portal Corrente

O município de Corrente participará, de 12 a 18 de maio, da 12ª Semana Nacional de Museus. O evento acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolvem  uma programação especial em prol dessa data.

O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano as  instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.
 

A inscrição do município no evento deste ano deve-se à iniciativa a Superintendente de Cultura, Juliana Araújo Nogueira. Desta forma, o nome da cidade passou a fazer parte do Guia Nacional da Programação de Museus. “Teremos uma programação específica, nos dias 16 e 17, onde será aberta a visitação guiada aos estudantes. Igualmente estudamos a realização de palestras voltadas para o tema, abertas à comunidade”, esclareceu.

Fundado no ano de 1999, por iniciativa do historiador Edilson Araújo Nogueira, o museu de Corrente reúne um considerável acervo de achados arqueológicos, como uma urna funerária (igaiçaba), de inestimável valor, peças antigas que pertenceram às famílias correntinhas, uma coleção de relógios do século XVIII, muita porcelana, santos barrocos, além de outras peças que contam sobre a história de Corrente e região.

O museu de Corrente está instalado nas dependências da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Jesualdo Cavalcanti, localizada à Avenida Joaquina Nogueira de Oliveira, S/n, Bairro Aeroporto, próximo ao Instituto Batista Correntino. O telefone para contato é (89) 3573-2070.


Guia da Programação 

Para acessar o Guia da Programação Nacional da 12ª Semana de Museus, clique  
aqui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »