27/05/2015 às 23h02min - Atualizada em 27/05/2015 às 23h02min

Comissão da FUNDAC visita o Museu de Corrente

Acervo será catalogado para posterior ampliação do museu.

Ascom; Fotos: Martha Santhuza

Uma comissão da Fundação Estadual da Cultura (FUNDAC) esteve no município de Corrente na manhã desta quarta-feira (27) com o objetivo de conhecer e catalogar o acervo do Museu de Corrente. Acompanhadas pelo vereador, histororiador e idealizador do museu, Edilson de Araújo Nogueira, pela secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, pela superintendente de Cultura, Juliana Santiago, a comissão visitou as instalações do museu,  instalado na Universidade Estadual do Piauí, Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti. 

De acordo com a museóloga Marília Colnago, o trabalho inicial consiste na elaboração de um inventário com todas as peças do museu, que será feita pelas pessoas que trabalham no museu, e posterior catalogação deste inventário. “Precisamos saber quantas peças existem, qual a sua importância e de posse destas informações nós poderemos, no futuro, ampliar o museu. Para isso nós estaremos treinando as pessoas que ficam no museu sobre como é feita a documentação museológica do acervo", informou.

Sobre as peças existentes no museu, a museóloga afirmou que são muito interessantes, além de representativas para a história da cidade. "As peças são muito boas e nós percebemos que o que está faltando no museu é um espaço adequado para a exposição dessas peças. Toda cidade precisa ter o seu museu para sua população conhecer e dar valor à sua história, principalmente os jovens e crianças", destacou

Também destacou a importância do apoio da prefeitura para o fortalecimento do museu. “Nós vemos em muitas cidades que a cultura e a historia são deixadas de lado em detrimento de festas e outros eventos. Trabalhar com a cultura, construindo museus e fortalecendo-os faz parte de uma visão futurística", colocou.

A comissão da FUNDAC que esteve nesta quarta-feira (27) no município é formada por Marília Conago, Museóloga do Museu do Piauí; Sonia Maria Ferreira da Silva e Vera Lúcia Ferreira de Souza, responsáveis pela conservação e catalogação das peças do Museu do Piauí.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »