10/07/2015 às 17h56min - Atualizada em 10/07/2015 às 17h56min

Rubem Martins lamenta descaso com PEC do ICMS da energia eólica

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) é de autoria do deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI)

Alepi

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) considera “descaso” a atitude das autoridades do Governo do Estado em relação à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI), que dispõe sobre o repasse aos estados produtores de energia limpa, das receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado com a comercialização dessa energia. Martins disse que já esteve em várias secretarias de Estado tentando sensibilizar o governo da importância da aprovação dessa proposta, mas não recebeu nenhum retorno.

“Não há interesse do governo em ver essa PEC aprovada. Parece que mais importante que gerar receitas para o Estado é discutir a distribuição de cargos”, lamentou. 

Rubem Martins reclama que o Piauí não fica com nenhum centavo de receita decorrente da geração de energia eólica. Essas receitas ficam com os estados que compram a energia, no caso Paraná e Minas Gerais.
“Estivemos em Brasília, para acompanhar a tramitação da PEC do deputado Júlio Cesar. Também estivemos na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, acompanhados dos deputados federais Átila Lira e Rodrigo Martins (PSB), para saber do andamento da PEC”, explicou Rubem Martins.

Segundo o deputado, são comercializados cerca de R$ 1,2 bilhão sendo que 17% desse montante poderia ser repartido entre o Piauí e os estados que comprarem a energia produzidas nos parque eólicos existentes no estado. 

Paulo Pincel     Edição: Katya D'Angelles  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »