22/01/2016 às 11h38min - Atualizada em 22/01/2016 às 11h38min

Secretaria de Saúde de Corrente capacita Agentes de Saúde para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti

Plano de ação será intensificado em todo o município

Ascom
Com o objetivo de tomar medidas emergenciais de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças graves como o dengue, a chikungunya e o zika virús, esta última relacionada ao crescente número de casos de microcefalia em todo território nacional, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, os Agentes de Endemias e os Agentes de Vigilância Sanitária.
De acordo com a secretária municipal da pasta, Mariângela Knitter Barros, uma força-tarefa será realizada em conjunto entre as diferentes categorias de profissionais, aumentando a área de domicílios vistoriados e garantindo maior efetividade no combate ao mosquito.
 
“Os Agentes Comunitários de Saúde estão diariamente em contato com a comunidade e por isso acreditamos que sua participação nesse plano de combate ao mosquito Aedes aegypti é de grande importância. Em suas visitas diárias às residências os profissionais passarão também a vistoriar os quintais e reservatórios de água, orientando as pessoas sobre as medidas necessárias para combater o mosquito e notificando a Vigilância Epidemiológica quando necessário”, coloca a secretária.
Durante a reunião, os Agentes de Saúde receberam orientações a respeito dos procedimentos a serem tomados nos domicílios, as orientações que devem ser repassadas à comunidade e qual o procedimento em casos de suspeitas de locais que possam apresentar condições para a proliferação dos mosquitos.
Locais inacessíveis aos Agentes de Saúde ou aos Agentes Epidemiológicos que apresentarem prováveis locais para a reprodução do mosquito e que a entrada não for autorizada pelo proprietário do imóvel ou quando este estiver ausente por tempo indeterminado, a Secretaria Municipal de Saúde irá informar o Ministério Público para as medidas cabíveis. “Nestes casos, a polícia deverá ir até o imóvel, acompanhada pelos Agentes Epidemiológicos e por um chaveiro, que estará autorizado a abrir a fechadura”, explicou Raimundo Nonato Almeida, Inspetor de Saúde.
Terrenos baldios, cheios de mato e com água parada também serão notificados a providenciar a limpeza e aterramento do terreno. “Nos casos em que houver resistência dos proprietários dos imóveis ou que as medidas não forem tomadas, as pessoas serão notificadas e um prazo será dado para que a pessoa cumpra com a determinação. Caso persista, serão aplicadas multas e a pessoa será denunciada ao Ministério Público”, frisou Almeida.
“O mosquito da Dengue é essencialmente urbano por isso é indispensável que sejam evitados todos os recipientes abertos. Caixas d’água devem ser fechadas, ralos de água devem receber cuidados, vasos sanitários de residências cujos proprietários forem viajar devem ser fechados, devem ser eliminados copos, garrafas e tampinhas, piscinas deve ser sempre tratadas, enfim, deve-se prestar atenção redobrada para evitar o acúmulo de água”, reforça a Médica Veterinária Geísa Queiroz.
No ano de 2015, Corrente não registrou nenhum caso de Dengue, consequência das campanhas realizadas durante toda a atual gestão. Ao final do ano passado, uma comissão foi instalada para combate ao mosquito envolvendo diversas secretarias, com ações planejadas para todo o ano de 2016.
A reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21) foi coordenada pela Gerente de Programas, Tânia Maria Alves, e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Mariângela Knitter Barros, da Coordenadora de Saúde da Família, Bianca Franco, do Coordenador de Vigilância Epidemiológica Aldenir Pereira dos Santos, da Médica Veterinária Geísa Queiroz, e teve também a participação dos Inspetores de Saúde Raimundo Nonato Almeida e Valter Marques, do Ministério da Saúde.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »