08/04/2016 às 14h59min - Atualizada em 08/04/2016 às 14h59min

Prefeito Jesualdo Cavalcanti denuncia ao secretário Francisco Costa excesso de contratações no Hospital Regional de Corrente

Reunião realizada na sede da prefeitura de Corrente debateu diversas questões relevantes para a saúde do município e da região

Viviane Setragni
ASCOM

O prefeito Jesualdo Cavalcanti entregou ao secretário de Estado da Saúde, Francisco de Assis de Oliveira Costa, uma lista com o nome de todos os funcionários contratados a partir da atual gestão do Hospital Regional de Corrente, iniciada em meados de maio de 2015. O gestor considera o número um exagero a quantidade de funcionários contratados, mediante as inúmeras reclamações que são feitas diariamente pelos pacientes que necessitam de atendimento hospitalar.

A entrega do documento foi feita nesta quinta-feira (7), na sede da prefeitura de Corrente, com a presença dos secretários municipais, servidores da saúde, vereadores e do Conselho Municipal de Saúde.

“Todos os dias nós temos reclamações relacionadas ao atendimento no hospital, sem falar nas reclamações sobre o atraso no pagamento dos salários, e por outro lado temos essa grande quantidade de funcionários contratados, mais de trinta. Gostaríamos que o senhor secretário avaliasse a questão, destacando que com isso a prefeitura se isenta de ser acusada de estar sendo omissa. Se o atendimento não é bem feito lá, o sistema de saúde municipal é quem paga”, colocou.

O secretário Francisco Oliveira destacou que cada hospital do estado possui determinados parâmetros que determinam a quantidade de recursos que são enviados.  “A fiscalização é constante, mas estaremos avaliando a solicitação do prefeito”, colocou.

O prefeito destacou ainda que o município tem grande interesse e demanda em relação ao mutirão da catarata, que foi realizado em Bom Jesus no ano de 2015, ao qual o município não participou por causa do elevado custo do deslocamento para os mais de 300 paciente. O secretário informou que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) está em fase de cadastramento de especialistas no estado do Piauí e que após essa fase será dado início ao programa no estado em 2016.

O funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Corrente, que será a porta de entrada das urgências e emergências de 14 municípios, também foi amplamente discutido pelos presentes, sendo detalhado pelo secretário, que esclareceu sobre o volume de recursos e a dinâmica de funcionamento da Unidade. Em relação aos recursos para a equipagem da UPA, o secretário informou que a SESAPI estará dando amplo apoio junto ao Ministério da Saúde para que todos os equipamentos necessários sejam adquiridos com máxima urgência.

Outro ponto enfatizado durante a reunião foi a regionalização da saúde, de Corrente à Bom Jesus, que tem gerado transtornos  e prejuízos ao sistema municipal de saúde dos municípios e aos pacientes que necessitam dos serviços. “Hoje apenas recebemos as vacinas em Corrente, o resto, cada documento ou cada medicamento precisa ser retirado em Bom Jesus. Se precisamos de uma insulina precisamos nos deslocar 230 quilômetros! Como farão os pacientes que não têm condições de ir até lá? E os municípios que ficam ainda mais longe? Precisamos com urgência que essa questão seja revista, em nome dos 14 municípios circunscricionais à Corrente”, solicitou a Coordenadora de Saúde da Família, Bianca Franco.

O sistema de regulação (marcação de consultas, exames e procedimentos) também foi alvo de críticas por parte dos servidores, que afirmam que há pessoas que aguardam há 3 anos para a realização de uma tomografia. “Muitas demandas de exames tem sido custeado pelo próprio município, mas, através da pactuação que temos com o estado, pagamos mensalmente pelo serviço e precisamos que ele seja cumprido!”, reforçou Bianca.

O secretário esclareceu que a SESAPI está implantando um novo sistema, que dará maior agilidade às regulações e pediu um pouco mais de paciência. Em especial sobre as tomografias, o gestor informou que já há uma clínica cadastrada em Floriano, e que a SESAPI está em processo de cadastramento de outra clínica em Bom Jesus.

Ainda foram apresentadas a necessidade de aquisição de um mamógrafo, considerando o alto índice de câncer de mama na região, assim como a descentralização de medicamentos excepcionais, contratação de funcionários concursados, dentre outras solicitações.

Após a reunião, Jesualdo Cavalcanti e o secretário Francisco de Assis de Oliveira Costa, acompanhados por comitiva, visitaram as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as obras da nova Unidade de Saúde do Centro. Ficou acordada ainda entre os gestores a possibilidade de uma parceria quanto às instalações da antiga sede da Regional de Saúde. 


Reunião na sede da prefeitura


Visita à UPA


Visita à UPA


Visita à obra da nova Unidade de Saúde do Centro


Visita à obra da nova Unidade de Saúde do Centro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »