10/11/2016 às 22h16min - Atualizada em 10/11/2016 às 22h16min

IFPI Corrente realiza 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e I Encontro de Administração e Ciências Agrárias

Viviane Setragni
Portal Corrente

O Instituto Fedral do Piauí Campus Corrente realiza, de 9 a 11 de novembro, a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e I Encontro de Administração e Ciências Agrárias. Na noite de terça-feira (9) foi realizada a solenidade de abertura dos trabalhos, abrilhantada pela encenação da peça teatral Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, feita pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Informática.

O diretor geral do campus Corrente, Laécio Barros Dias, destacou o desafio de unir as áreas de Administração e Ciências Agrárias em um único evento. “Tivemos a sorte de que a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tivesse afinidade com o tema das ciências agrárias. Então estamos antenados e vinculados à SNTC, é uma temática bastante rica, propícia, pois não existe vida sem alimentos”.

O profº Ricardo José Ferreira Brito, coordenador do curso Técnico de Administração, enfatizou a importância da temática. “O tema do I Encontro de Administração e Ciências Agrárias, “Transformando desafios em oportunidades”, é muito pertinente, pois o mundo está em crise. Como administrar em tempos de crise é o desafio do administrador; encontrar soluções onde a maioria não as vê é a sua característica e o estudo, a pesquisa e a extensão são indispensáveis na formação desses futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho”.

O coordenador do curso Técnico de Agricultura, profº José Eduardo Santos Barbosa da Silva falou da importância da temática para a região. “Sabemos tanto da importância da região sul do Piauí quanto da importância da agricultura e do agronegócio para a movimentação econômica do país. Para se sair da crise é necessário gerar divisas e ao mesmo tempo alimentar a população e a SNCT vem discutir isso, como produzir mais alimentos, como sair dessa crise através dessas oportunidades”.

A presidente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, profª Fernanda de Lima Camilo, colocou os avanços da produção de alimentos e os problemas que surgiram com essa superprodução. “Nós conseguimos alimentar as pessoas através dos séculos, mas também vários problemas foram gerados com essa superprodução de alimentos. A partir da Revolução Verde nós tivemos novas siglas como Sustentabilidade, os selos verdes, a Eco 92 que vieram questionar esses problemas e aqui nessa semana nós discutiremos essas temáticas, como produzir alimentos com sustentabilidade”.

A programação do evento, que acontecem nos dias 9, 10 e 11, incluem a realização de palestras, mesas redondas e minicursos relacionados aos temas propostos, com a participação de estudantes de praticamente todos os cursos do campus.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »