22/08/2013 às 15h39min - Atualizada em 22/08/2013 às 15h39min

Prefeitura promove ações de saúde bucal no Bairro Aeroporto

Alunos da rede municipal de ensino e gestantes participaram das ações preventivas

Prefeitura; edição: Portal Corrente

Gestantes e alunos da rede Municipal de Ensino, do bairro Aeroporto, foram alvo de ações preventivas, educativas e curativas em saúde bucal durante o primeiro semestre de 2013.

As gestantes foram reunidas pela equipe multidisciplinar de saúde da área e receberam orientações sobre os cuidados odontológicos na gestação, importância da dieta na saúde e outros temas relacionados. Direcionadas para o consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde, as gestantes também passaram por uma triagem, onde foi feito o levantamento epidemiológico e agendamento para atendimento clínico prioritário.

Já os alunos da  Escola Municipal Orley Cavalcante foram  contemplados com  o “Dia da Equipe de Saúde Bucal na Escola”, onde foram ministradas  palestras educativas com alusão à importância da higiene bucal e da dieta saudável, com estímulo ao auto-cuidado com a saúde bucal e sua importância para a saúde geral. Em seguida, foram realizadas evidenciações de placa bacteriana, escovações supervisionadas e aplicações tópicas de flúor, com motivação e estímulo para a prevenção de doenças bucais.

A Coordenação de Saúde Bucal conta com total apoio da Gestão Municipal para a ampliação de ações educativas e preventivas, em articulação com a Gerência do Centro de Especialidades Odontológicas(CEO). Ações direcionadas a pacientes especiais do município já estão sendo planejadas, como forma de inclusão dos mesmos na Rede de Assistência Odontológica Municipal, conforme preconiza o Ministério da Saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »