08/12/2017 às 12h02min - Atualizada em 08/12/2017 às 12h02min

Secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo apresenta diagnóstico das nascentes do Rio Gurgueia em reunião do Comitê de Bacias

Ascom

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo do Gurgueia, Edilberto Gonçalves Nobre,  apresentou durante reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia um diagnóstico das nascentes do Rio Gurgueia.

No trabalho apresentado, foram mapeadas todas as nascentes e brejos localizados no município e que dão origem ao Rio Gurgueia, maior afluente do Rio Parnaíba do lado direito.

Edilberto destacou que, apesar dos esforços de alguns dos proprietários das áreas onde as nascentes estão localizadas, a degradação ambiental tem atingido algumas delas, com pisoteamento de animais, desmatamento e principalmente queimadas descontroladas, como é o caso do Brejão, um dos maiores brejos da bacia hidrográfica do município, que já está completamente seco.

O secretário chama atenção para a necessidade de um plano de proteção aos brejos e nascentes. "O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia precisa levar em consideração as nascentes e brejos nos projetos de revitalização, pois é clara a dimuição do fluxo de água do rio aqui mesmo no município", ressaltou.

São Gonçalo do Gurgueia é o segundo município membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia a apresentar o diagnóstico, uma missão que os 33 municípios integrantes do comitê deverão cumprir.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »