07/09/2013 às 21h59min - Atualizada em 07/09/2013 às 21h59min

IBC realiza tradicional desfile cívico

Instituto comemora o Brasil nas cinco Copas do Mundo

Portal Corrente

O Instituto Batista Correntino, nos seus 93 anos homenageia a pátria, traz seus alunos para a avenida com um desfile cívico patriótico. Fundado em 1920 por iniciativa de filhos desta terra, visionários, com um futuro idealizador e apoiados pelos norte americanos, o IBC sempre zelou pelo seu objetivo maior – a educação. A formação do ser humano no seu todo: intelectual, moral e espiritual, sempre pautados nos fundamentos cristãos.

Ao longo de sua profícua caminhada, o IBC não desviou da sua missão: formar cidadãos conscientes dos deveres e preparados para a vida: “Promover o exercício da cidadania através da ênfase aos vínculos familiares, ao respeito e a capacidade de atuar no processo ensino aprendizagem”.

Depois de passar pela missão de Richmond, a junta de missões nacionais da CBB, o IBC tem como mantenedora a Igreja Batista de Corrente, através da associação IBC. Dirigido por um conselho deliberativo presidido por Joedna lobato do Amaral Hübner, revestida da condição de diretora geral, que também administra a Escola de Educação Infantil Sementinha.

A Sra. Maria de Lourdes Castro Lustosa Cavalcante, na qualidade de diretora administrativa pedagógica do IBC, a Sra. Hildete Araújo, diretora administrativa pedagógica da Escola Sementinha e o Sr. Manoel de Araújo Nogueira, diretor patrimonial, completam o quadro de diretores da instituição.

TEMA DO DESFILE DESTE ANO – O FUTEBOL TRADUZIDO NAS 5 COPAS VENCIDAS PELO BRASIL

O futebol, esporte popular mais praticado em todo o mundo, foi inventado pelos ingleses e quando chegou à pátria mãe gentil, encontrou terreno fértil. Cresceu, libertou o Brasil do anonimato como nação e o transformou em uma potência mundial, respeitado em todo o mundo.

Mais do que títulos, conquistamos o reconhecimento de que o Brasil é capaz de sediar uma Copa do Mundo. Estamos há 9 meses da realização desta conquista.

Sabe-se das dificuldades e problemas de má gestão pública na educação, saúde, transporte, enfim, e as manifestações que ocorreram por todo o país mostraram esta realidade. Porém é fato a realização da Copa do Mundo no país do futebol, em 2014.

BRASIL NAS 5 COPAS DO MUNDO – ÚNICO PAÍS PRESENTE EM TODAS AS COPAS

DESFILE

Abrindo o desfile cívico, temos à frente o tradicional e conhecido escudo do colégio. Nas bordas do escudo, em círculo, o nome da instituição e a data de fundação, 1920. Ao centro a Bíblia aberta, como exemplo maior do conhecimento intelectual e espiritual. Livro de fé e prática, alternadas as palavras VERDADE ( Ideal), BONDADE (Natural), e BELEZA (vida pura e cumprimento do dever). Também animais e plantas, caracterizando a vocação agropecuária da nossa região e do Brasil. À esquerda, o símbolo das serras da nossa região, o Morro do Papagaio, imponente.

No pelotão das bandeiras, temos a Bandeira do Brasil, a Bandeira do Estado do Piauí, a Bandeira do Município de Corrente, a Bandeira Cristã e a Bandeira do IBC.

Segue os pelotões oficiais feminino, composto por alunas do ensino médio e fundamental;  masculino, formado por alunos do ensino médio e anos finais do ensino fundamental, seguidos pelo pelotão de rapazes, composto por alunos iniciais do ensino fundamental.

A próxima atração é a “Locomotiva” do desfile, soando as cornetas e trompetes, tilintando os pratos, rufando os taróis e marcando as caixas e bumbos, expedindo harmonia nos toques, arrancando aplausos e admiração, a Banda do IBC!

À frente um grupo de balizas conduzem a fanfarra, seguido pelo estandarte simbólico da Banda do IBC.

Composta por mais de 90 integrantes, na sua maioria alunos do colégio, ex-alunos, professores e simpatizantes, é a Banda do IBC que desperta e realiza sonhos –quem não teve a realização de um sonho de tocar na banda do IBC como aluno hoje o faz – caso da ex-aluna e hoje professora de química Rayara, que vem orgulhosa e emocionada nas fileiras dos pratos. A Banda é comandada pelo Tenente Arinaldo, da Polícia Militar.

1ª FAIXA – A “TAÇA DO MUNDO É NOSSA”

O Brasil, único país que participou de todas as copas,único penta campeão mundial e em 2014 sede da copa. Estamos na contagem a 9 meses deste grande evento e o IBC homenageia a “Pátria de Chuteiras”, a pátria do futebol.

Carro alegórico – com as cores verde e amarelo que caracterizam o Brasil, o carro alegórico leva o objeto de desejo de todos os países participantes da copa – o troféu da Fifa, reluzente.

Seguem um grupo de alunas trajando roupas que caracterizam as bandeiras dos países onde já aconteceram a copa.

2ª FAIXA – “COM BRASILEIRO NÃO HÁ QUEM POSSA”

O ex Presidente da República, JK, é aqui lembrado, quando o Brasil foi campeão da copa do mundo pela 1ª vez. O lema do governo era “50 anos em 5”, visto a necessidade do Brasil se desenvolver, com investimentos vindos do exterior. Era dos anos dourados da economia, foi no auge que o Brasil sagrou-se campeão mundial de futebol pela 1ª vez na Suécia.

3ª FAIXA – “DIDI, GARRINCHA E PELÉ DÃO SEU BALE DE BOLA”

Aqui os eternos craques de 1962 são lembrados, quando o Brasil conquista o Bicampeonato de futebol na copa do Chile.

4ª FAIXA – “PRÁ FRENTE BRASIL DO MEU CORAÇÃO”

No Brasil vivia-se o auge da ditadura militar, os anos de chumbo. Mesmo com o arrocho interno, transparece para o mundo o “Milagre Brasileiro”, com a vitória no México, conquistando o tricampeonato. Na copa de 70 a seleção viajou num avião cedido pela FAB.

Meninas do ensino fundamental, vestidas de branco e preto, caracterizam o milagre tecnológico, o adeus às transmissões bicolores – é na copa de 70 que pela 1ª vez se vê no Brasil a transmissão colorida.

5ª FAIXA – “DE GOL EM GOL COM DIREITO A REPLAY”

Em 1994 o Brasil começa a acreditar em verdadeiras mudanças políticas e econômicas, com o lançamento do Plano Real. No futebol, os jogadores chegam aos Estados Unidos desacreditados e com muita desconfiança dos brasileiros, mesmo assim levanta a taça pela 4ª vez.

6ª FAIXA – ESSA MAGIA SACODE O BRASIL

No Brasil, Fernando Henrique Cardoso concretiza o Plano Real. O país do futebol conquista a Copa do Mundo no oriente, Japão/Coréia, o pentacampeonato.

7ª FAIXA – “QUE VENHA 2014”

Ano de eleições e de expectativas socioeconômicas, o Brasil espera ouvir o grito de hexacampeão.

A Unidade Escolar Sementinha encerrou o desfile com carros alegóricos, com os temas "Simpáticos Mascotes", os países que participam da Copa, os estádios onde a competição será realizada em 2014 e os torcedores brasileiros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »