17/09/2013 às 11h01min - Atualizada em 17/09/2013 às 11h01min

Onda de crimes e violência assustam moradores de Corrente

Foram 9 prisões num único final de semana

Portal Corrente

Os moradores da cidade de Corrente estão vivendo um momento de medo, nunca antes experimentado nesta que até pouco tempo atrás  era uma pacífica cidade do extremo sul do Piauí. Diversos correntinos, que “fizeram a vida” em cidades distantes, como Brasília, Teresina e até São Paulo mantém até hoje um imóvel na cidade, pois fazem questão de aqui  passar as férias. De forma repentina, assaltos e furtos tomaram conta do dia-a-dia dos seus moradores, e segurança passou a fazer parte essencial do orçamento.

Neste último final de semana as ocorrências superaram a pior das expectativas, resultando em 9 prisões.

Na sexta-feira  (13), foram diversas ocorrências de furtos a residências desde o início do dia, sendo que no início da tarde uma perseguição culminou  na prisão de um conhecido ladrão da cidade, Michael Alves de Sousa, que já possui diversas passagens pela polícia por furtos e assaltos.

No sábado, por volta das 19h, a Polícia Militar abordou 5 menores em atitude suspeita próximo ao Fórum da cidade e constatou que os mesmos portavam uma mochila contendo ferramentas como martelo e um eixo de bicicleta, utilizado para arrombamentos, além de estarem consumindo droga, popularmente chamada de loló. Foram detidos em flagrante e ao chegarem à Delegacia, constatou-se que se tratavam dos mesmos menores que por outras 6 vezes já invadiram o Fórum.

Por volta das 14h do mesmo dia foram presos por Policiais Militares outros três suspeitos de envolvimento num roubo realizado numa residência próxima ao Supermercado Rocha. Na manhã de domingo, outra prisão foi efetuada por agressão, no Bairro Vermelhão. O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Major Inaldo, afirma que a Polícia Militar têm mantido o policiamento ostensivo de forma permanente.

A 10ª Delegacia de Polícia Civil de Corrente hoje está com quantidade total de 22 detentos, sendo 14 homens, 3 mulheres e 5 menores, embora tenha a capacidade máxima para 8 presos. O Delegado Regional, Rodrigo Matos, voltou a afirmar que essa onda de furtos e arrombamentos nas residências são consequência do alto consumo de drogas no município. “Entrei em contato com o Delegado Geral  James Guerra e obtive a confirmação de que no máximo em 40 dias serão designados mais 3 agentes para Corrente, o que nos dará condições de realizarmos investigações e atuarmos de forma consistente contra o crime”, declarou o delegado.

Sobre os detentos, quatro serão transferidos para o presídio de Bom Jesus ainda nesta semana e os cinco menores serão entregues à promotoria, que certamente solicitará a internação dos mesmos, já que são todos reincidentes.

Dentre todos acontecimentos, o que a população questiona é por que, mesmo com tantas ocorrências e crimes, o juiz da Comarca ainda divide seu tempo com outros municípios, impossibilitando que a justiça atue de forma plena e a contento, visto que a morosidade e a impunidade acabam justamente fomentando a criminalidade. Outra séria questão que preocupa os moradores de Corrente é o fato de o Delegado Regional Rodrigo Matos ainda responder pela delegacia da cidade de Curimatá, conhecida pelos altos índices de criminalidade, impedindo igualmente, assim como ao juiz, que sua atuação seja plena em ambas as atribuições. Enquanto o judiciário não se organiza, a onda de crimes continuará a crescer na outrora pacata cidade de Corrente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »