07/11/2018 às 15h58min - Atualizada em 07/11/2018 às 15h58min

PRF intensifica fiscalização a veículos de carga no estado do Piauí

PRF

Com o objetivo de aumentar a segurança viária, coibir infrações de trânsito e garantir o cumprimento da Lei 12.619/12, a PRF está intensificando a fiscalização a veículos de cargas que transitam nas rodovias federais do estado do Piauí. A Lei 12.619/12, mais conhecida por lei do descanso do motorista, ao mesmo tempo garante e obriga os motoristas de veículos de carga que dirigem profissionalmente a reservarem um tempo mínimo na jornada diária ao descanso.

Em Parnaíba, apenas em um dia foram encontrados diversos veículos e condutores em situação irregular, sendo as mais comuns a falta ou inoperância de equipamentos obrigatórios, transitar com excesso de peso veicular ou não comprovação do descanso obrigatório. O equipamento utilizado para comprovar que o motorista descansou é o Registrador Inalterável de Velocidade e Tempo, também chamado de tacógrafo. A falta ou defeito deste equipamento já é indício suficiente de que não houve o descanso adequado.
 

 

Em um mesmo veículo do tipo bitrem, ou seja, caminhão trator atrelado a dois semirreboques foi constatado 22,1 toneladas de excesso de peso, falta de 

autorização especial para transporte-AET, pneus com desgaste excessivo, tacógrafo defeituoso, descanso obrigatório do motorista nã

o comprovado, além da falta do lacre da placa identificação. O condutor deste veículo informou que durante a viagem o veículo havia sofrido danos mecânicos causados pelo excesso de peso.

No total, 8 condutores não comprovaram o descanso obrigatório, sendo autuados e obrigados cumprirem o horário de repouso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »