07/05/2019 às 17h13min - Atualizada em 07/05/2019 às 17h13min

São Gonçalo é o único município do Extremo-Sul a emitir Carteira de Trabalho

Ascom Prefeitura
Fila de pessoas aguardando para fazer a CTPS na prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia
Os cidadãos do Extremo-Sul do Estado do Piauí que precisarem da Carteira de Trabalho vão encontrar no município de São Gonçalo do Gurgueia o único posto de emissão do documento que é indispensável para quem quer trabalhar. Em uma região em que a oferta de trabalho não é tão comum como nos grandes centros urbanos, ter o documento em mãos pode ser decisivo para ser contratado ou não.

Pensando na comunidade do seu município, o prefeito Paulo Lustosa, de São Gonçalo do Gurgueia, equipou e contribuiu para capacitar a servidora responsável pela emissão da Carteira de Trabalho na cidade.

A aposta do gestor acertou o alvo em cheio quando a Enel Green Power venceu o leilão para a instalação da maior usina fotovoltaica da América Latina no município, garantindo que a população do pequeno município não ficasse impedida de ser contratada por falta do documento, já que todas as empresas que executam a obra são altamente exigentes quanto aos trâmites trabalhistas. "O investimento valeu cada cidadão contratado", comemora Paulinho.

Já os moradores das cidades vizinhas não têm o mesmo "luxo" de ter a emissão garantida em sua cidade e são obrigados a ir até São Gonçalo, Bom Jesus ou até ao estado da Bahia, para ter o direito básico garantido. Em Corrente, cidade polo da região e vizinha a São Gonçalo, o caso é ainda pior, pois a cidade possui uma Agência Regional do Trabalho e Emprego que há 18 meses não emite o documento regularmente.

As oportunidades abertas pela construção da usina levaram a uma verdadeira corrida em busca do documento. "Aqui em São Gonçalo a nossa prioridade é a população da cidade, mas nós atendemos a todos que vierem até a prefeitura", afirma a servidora Patrícia, responsável pelo processo.

Ela informa ainda o tempo de entrega da carteira de trabalho. "As carteiras de trabalho levam a partir de 15 dias para ficarem prontas, dependendo da demanda", ressalta.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »