04/11/2013 às 11h29min - Atualizada em 04/11/2013 às 11h29min

Corrente recebe médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos

Médicos atuarão na zona rural de Corrente

Portal Corrente

O município de Corrente foi contemplado com a vinda de dois médicos do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, Governo Federal. O Secretário Municipal de Saúde, Edivaldo Reis,  foi pessoalmente à Teresina recepcioná-los, juntamente com o Prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, onde passaram por um treinamento inicial.

A Dra. Gladys de La Caridad T. Tapanis e o Dr. Eddy Luis Labrada Kindelan são cubanos e possuem ampla experiência em medicina, tendo já atuado em países no exterior em missões humanitárias. Ambos possuem formação em Medicina Geral e Assistência Social, além de atuarem na área docente.

Dr. Eddy Luis, que  possui também mestrado em Infectologia, já atuou por 8 anos na Venezuela, além da experiência no próprio país de origem. “Fomos muito bem recebidos e estamos muito contentes em poder contribuir com os mais necessitados, com as pessoas mais simples”, declarou o médico.

Dra. Gladys  possui mestrado em Emergência, atuou por 18 meses na Rússia e esteve por 5 anos no Haiti. A médica declara que não terá problemas com o idioma, já que está acostumada a lidar com pessoas de diferentes nacionalidades. “Quando eu não entender algo, peço para a pessoa falar mais devagar. De forma alguma será empecilho para realizar um bom trabalho”, afirma. Com relação à própria família, ambos declaram que estão acostumados com a distância, mas que mantém contato constante com os familiares.

De acordo com o Secretário Edivaldo Reis, os médicos atuarão como generalistas em Unidades de Saúde da Família localizadas na zona rural do município; Dra. Gladys irá trabalhar na Unidade da Santa Marta e o Dr. Eddy Luis na Unidade do Caxingó. “Com a vinda destes médicos para o município, seremos também contemplados pelo Ministério da Saúde com a liberação de recursos para a reforma das duas unidades. O município ganhará muito com a vinda deles, tanto do ponto de vista humanitário quando com a liberação destes recursos”, esclareceu o Secretário.

A Dra. Gladys de La Caridad T. Tapanis e o Dr. Eddy Luis Labrada são os primeiros dois médicos de um total de seis que serão enviados ao município pelo Programa Mais Médicos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »