04/01/2020 às 10h58min - Atualizada em 04/01/2020 às 10h58min

Prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia divulga Nota de Esclarecimento

Ascom Prefeitura
A Prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia vem a público esclarecer sobre falsa informação divulgada sobre suposta recusa de atendimento da ambulância da Secretaria Municipal de Saúde a um paciente que recebeu alta no Hospital Regional Tibério Nunes, no município de Floriano.

Na tarde da última sexta-feira (3), os vereadores João Filho e Neto Branco, que também são servidores da saúde do município (Técnico em Enfermagem e motorista, respectivamente), se apresentaram na Unidade Avançada de Saúde da cidade solicitando a liberação imediata de uma ambulância, já que um paciente, tio do vereador João Filho, havia recebido alta no Hospital de Floriano e necessitava de transporte, conforme relato da diretora da unidade.

“No ínício da tarde de ontem, por volta das 14h30, recebi uma ligação do vigia  da unidade solicitando a liberação de um motorista para a ambulância para buscar o paciente, que já havia recebido alta pela manhã. Como nós não fomos comunicados com antecedência e o motorista de plantão estava em uma diligência, levando outro paciente acamado na localidade Saquinho (zona rural), pedi que a família aguardasse a chegada desse motorista para que ele pudesse seguir viagem até Floriano”, relata Lindaci.

Ela informa que logo solicitou a liberação do combustível e comunicou ao prefeito a necessidade, o qual autorizou imediatamente a liberação da ambulância e pediu apenas que fosse aguardada a chegada do motorista de plantão, já que o paciente encontrava-se em situação estável.

Porém, bastante alterados, os vereadores João Filho e Neto Branco iniciaram um tumulto em frente à unidade de saúde em protesto pela não liberação imediata da ambulância. “Eles começaram um alvoroço, trouxeram familiares para a frente da unidade e começaram a gritar que a prefeitura recebe milhões e estava negando o atendimento a uma pessoa acamada, que tinha amputado a perna, que o prefeito não liberou a ambulância porque não era eleitor dele, o que é absolutamente mentira, nós apenas precisamos seguir os protocolos, atuamos na esfera pública e temos leis a seguir”, esclarece Lindaci.

A Polícia Militar chegou a ser acionada para conter o tumulto. “Como o vereador Neto falou que ia invadir o posto, pegar a chave da ambulância e buscar ele mesmo o paciente eu fiquei com muito medo e chamei a polícia. Argumentei que, embora ele fosse vereador, ele não tinha autorização para invadir a unidade e sair dirigindo a ambulância”, relata.

A diretora da Unidade Avançada de Saúde lamenta o episódio e afirma que o prefeito, que também é enfermeiro, jamais negaria a liberação de uma ambulância. “Qualquer pessoa que conhece o prefeito sabe que ele tem os pacientes como prioridade na sua gestão. Já os dois vereadores, além estarem muito alterados, usaram o episódio de forma política, o que é lamentável. Não foi possível, em nenhum momento, travar um diálogo com eles, o que contribuiu ainda mais para aumentar a confusão”, reforça.

A título de informação, quando o mesmo paciente necessitou ser transportado para o Hospital de Floriano para o procedimento cirúrgico, a prefeitura o levou normalmente, contrariando a falsa informação de que o prefeito teria negado a liberação da ambulância para buscar-lo porque o mesmo não teria votado nele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »