07/11/2013 às 22h47min - Atualizada em 07/11/2013 às 22h47min

Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero atende 660 mulheres em Corrente

Prevenção é fundamental para a cura da enfermidade

Portal Corrente

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente realizou de 21 a 25 de outubro uma Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. De acordo com Jecilene P. de Freitas Cunha, Gerente do Programa Saúde Materno-Infantil, todos os objetivos da campanha foram alcançados, com um atendimento total a 660 mulheres, entre 25 e 65 anos, que realizaram o exame preventivo.

“Toda a equipe envolvida, praticamente todos os servidores da área da saúde do município, ficou muito satisfeita com a quantidade de mulheres atendidas. Conseguimos resgatar mulheres que há 13, 20, 30 anos não realizavam nenhum tipo de exame e isso é muito gratificante, pois sabemos da importância que a prevenção representa no caso de câncer de colo de útero – ela pode significar a diferença entre a vida e a morte, já que detectado precocemente, o câncer tem cura”, declarou Jecilene. Ao total, foram atendidas 380 mulheres somente na Unidade de Saúde do Centro e 280 nos bairros e zona rural do município.

Caso haja algum tipo de alteração no exame, a mulher recebe o atendimento adequado ao nível de alteração. “Dividimos as alterações em NIC (Neoplasia in Colo) I, II e III. O nível I, que pode ser benigno ou maligno, normalmente com tratamento realizado com medicamentos se obtém resultados positivos. A partir do NIC II ou III, a paciente é cadastrada no Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero – SISCOLO, um sistema informatizado do SUS que centraliza todas as informações, a nível de estado e país, das mulheres que possuem a alteração, facilitando futuros atendimentos, exames ou internações, caso seja necessário. De acordo com o caso, é feito o tratamento ou intervenção cirúrgica, que pode ser em Corrente ou em Teresina”, esclarece Claudeana de Souza Santos, Coordenadora da Central de Regulação da Secretaria.

Atualmente, ao total, existem 28 pacientes com casos de câncer registrados em Corrente e região periférica, realizando tratamento específico.

Claudeana Souza Santos também enfatiza a importância que a visita regular ao médico pode representar: “não somente o câncer de colo de útero pode ser detectado precocemente, diversas enfermidades podem ser descobertas se o paciente vai regularmente ao médico realizar exames preventivos. Normalmente, os casos em que se chega ao óbito por câncer, ocorrem pela descoberta tardia da doença. Todo câncer, descoberto precocemente, possui tratamento muito eficaz, podendo chegar à cura”. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »