11/11/2013 às 17h45min - Atualizada em 11/11/2013 às 17h45min

Corrente participa da Semana Mundial do Diabetes, com realização do Dia D em 14 de novembro

Unidades de Saúde realizam exame de diagnóstico para grupos de risco

Portal Corrente

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria da Saúde e Saneamento de Corrente  realiza esta semana campanha de sensibilização e conscientização com atividades educativas e de orientação para prevenção, acesso ao diagnóstico e tratamento da doença.

Até o dia 14 de novembro, nas quatro unidades de saúde da zona urbana estão sendo realizados exames de diagnósticos: no Centro, no Bairro Aeroporto, com a unidade funcionando provisoriamente na rua Duque de Caxias, na Unidade de Saúde do bairro Morro do Pequi, funcionando provisoriamente no Posto do bairro Sincerino e na Unidade de Saúde do bairro Vermelhão, funcionando provisoriamente numa casa ao lado, sendo que os postos de saúde destes três bairros passam por reformas e ampliações.

Nos bairros da zona rural, os exames seguirão a seguinte tabela:

No dia 14 será realizado o “Dia D”, na praça Joaquim Nogueira Paranaguá, onde diversos estandes serão montados para que as diversas equipes de saúde realizem várias atividades, como o exame de diagnóstico de diabetes, palestras para os diabéticos e familiares com nutricionista, além de orientações sobre higiene bucal da equipe de profissionais de Odontologia.

O diabetes, como doença que mais mata no Brasil, é uma das principais responsáveis por complicações cardiovasculares que normalmente terminam em infarto e derrame. Quando não controlada adequadamente, também pode levar à cegueira e amputações. “Alguns sintomas que chamam atenção para a hipótese de diabete são urinar com muita freqüência, o apetite voraz e uma magreza exagerada. Estas pessoas devem procurar fazer o exame, assim como as pessoas que são obesas, os hipertensos e indiscutivelmente as que têm casos de diabetes na família”, enfatizou Tania Maria Alves, Gerente de Programas e Coordenadora do Hiperdia (Hipertenção de Diabete).

O Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Edivaldo Reis, afirma que todo aquele que possui diabetes necessita de alimentação adequada, acompanhamento médico e correta administração dos medicamentos: “Eu sou diabético, assim como o nosso prefeito, e sabemos da importância de se ter um acompanhamento adequado. Com uma alimentação correta, a prática de alguma atividade física, além de constantes visitas ao médico garantem uma melhor qualidade de vida. Mas é indispensável a visita à Unidade de Saúde”, colocou.

“É importante que todas as pessoas que desejam realizar o exame compareçam à Unidades de Saúde, ou ao Dia “D”, que será realizado na Praça, assim como as pessoas que já tenham o diagnóstico de diabetes e seus familiares para receberem as devidas orientações. As Unidades Básicas estão aptas para realizar o diagnóstico e o tratamento, disponibilizando a medicação necessária. Lembrando que o acompanhamento com o médico, enfermeiro, dentista e demais integrantes da Equipe de Saúde da Família é muito importante para evitar problemas de saúde”, frisou Tania Maria Alves.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »