19/03/2020 às 17h39min - Atualizada em 19/03/2020 às 20h20min

Servidores do Hospital Regional de Corrente realizam campanha de conscientização

Ascom
Os funcionários do Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, de Corrente, iniciaram nesta quinta-feira (19) uma campanha para conscientizar a população do Extremo-Sul sobre a importância do isolamento social recomendado para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19). A campanha está baseada nos protocolos que a Secretaria de Saúde do Estado implantou, sendo a principal medida evitar aglomerações, reduzindo qualquer contato de pessoa para pessoa. 

A Coordenadora de Enfermagem da instituição, Thaís Brito, destaca que estar alheio às medidas de prevenção contra o coronavírus é tão perigoso quanto entrar em pânico. “Não há exagero nas restrições ao funcionamento de estabelecimentos, as ruas devem ser esvaziadas antes que a situação se agrave. Atualmente fala-se muito em controlar o pânico. Se o pânico é um extremo ruim, ficar alheio à realidade é tão perigoso quanto o pânico. O caminho do centro é manter a calma e seguir a orientação das autoridades".

Ela ressalta ainda que não há uma regra única para todo o país e cada região deve avaliar, com as autoridades locais, o que se deve fazer caso a caso. “Neste momento, nós não temos o Brasil inteiro na mesma situação, por isso é importante analisar o cenário de casos e possíveis riscos. O nosso município esta em região de fronteira entre estados, por isso é necessário ficarmos atentos”, reforça.

O Assistente Social Paulo Henrique Dourado, do Servico Social e Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Regional, lembra que no município de Corrente a maioria das Igrejas já está tomando as medidas cabíveis, com base nas orientações das autoridades, e faz um apelo à população. “Os encontros religiosos foram suspensos, estão fazendo na modalidade Online, por meio das plataforma digitais, com base nisso clamamos para que a população entre nessa campanha e nos ajude!”.

O Assistente Social lembra também as recomendações para quem chega na cidade. “Se você estiver vindo para Corrente de áreas com casos confirmados ou suspeitos do COVID-19, por favor, siga as seguintes recomendações:

* permanecer em casa pelos próximos 15 dias; 

* Evitar abraços Beijos, aperto de mão e contato físico; 

* Ao tossir ou espirrar, cubra seu rosto; 

* Venha para o Hospital somente em caso de Urgência!”.


A população deve lembrar-se das medidas básicas de prevenção que ajudam a evitar a propagação do coronavírus:
 

* lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las; 

* Evitar aglomerações; 

* Evitar contato físico entre pessoas. 

* Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »