27/03/2020 às 08h44min - Atualizada em 27/03/2020 às 08h44min

Enel Green Power envia nota e afirma que segue as recomendações de saúde no canteiro de obras do Parque Solar São Gonçalo

Portal Corrente
A obra do Parque Solar São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurgueia, tem sido alvo de questionamentos e até pedidos de funcionários e de autoridades para que seja suspensa durante o período de contágio do novo coranavírus. Na última segunda-feira (23), os prefeitos dos municípios de São Gonçalo, Corrente e Gilbués, municípios onde residem a maioria dos funcionários, chegaram a reunir-se, com a presença de representantes da empresa e da OAB, com o objetivo de debater o assunto e tentar chegar a um consenso.

De um lado os prefeitos, com apoio da OAB, solicitaram que o canteiro de obras paresse, como forma de diminuir a possibilidade de contágio entre os funcionários. A maior preocupação dos gestores é a grande concentração de pessoas, já que a obra emprega 1.700 funcionários.

A Enel, por sua vez, informou que está seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde para evitar o contágio, adotando medidas para mantê-los em distância segura, incentivando o uso de EPIs, higienizando os ônibus de transporte dos funcionários diariamente, além de manter uma equipe de saúde dentro do canteiro de obras. 

As declarações, publicadas em matéria da prefeitura de São Gonçalo, novamente foram alvo de críticas e leitores chegaram a afirmar que a empresa não estaria dando o devido suporte a funcionários que apresentaram sintomas de gripe.

Já a prefeitura de Corrente montou barreiras sanitárias para impedir a circulação dos ônibus que fazem o transporte dos funcionários, no cumprimento do decreto municipal nº 87/2019, que dentre as suas determinações proíbe a circulação de transporte coletivo intermunicipal.

Em resposta à redação do Portal Corrente sobre os últimos acontecimentos, a empresa Enel Green Power reafirmou que o canteiro de obras segue em funcionamento e que foi adotado um plano de ação para monitorar o avanço da doença na região.

Confira a nota enviada na íntegra:

A Enel Green Power Brasil informa que adotou um plano de ação para monitorar constantemente o avanço do Coronavírus nas regiões em que a empresa atua, incluindo todos os locais em que há obras da empresa no país. A companhia está implementando as ações necessárias de precaução de contato físico e reforço da limpeza em suas instalações, incluindo canteiros de obra, seguindo as orientações das autoridades.


A Enel reforça que não há casos da doença entre os colaboradores envolvidos na construção do parque Solar São Gonçalo, no Piauí, e que também não há casos confirmados do vírus na região onde o parque está localizado. Segundo as últimas informações das autoridades, os casos confirmados no Piauí estão concentrados em Teresina.

Para aumentar a segurança nas obras, a empresa adotou diversas medidas como a liberação e isolamento imediatos de qualquer colaborador com relato ou sintomas relacionados à gripe, a medição da temperatura das pessoas diariamente na entrada do local de trabalho, com uma equipe dedicada a esta função, a higienização diária dos ônibus e carros usados para o transporte dos trabalhadores e o distanciamento entre as pessoas nos espaços comuns. A empresa também adotou medidas adicionais de segurança nos procedimentos de troca de turno e reforçou a conscientização dos colaboradores com treinamentos e palestras para reforçar que as pessoas adotem sempre, inclusive fora do ambiente de trabalho, os comportamentos indicados para proteção contra o novo Coronavírus.

A empresa acrescenta que não procedem os supostos relatos de que os colaboradores não estariam recebendo assistência médica no canteiro de obras. É importante destacar que a Enel Green Power possui ambulatório dimensionado para o número de empregados no local e um corpo técnico de saúde qualificado, com todos os equipamentos necessários disponíveis dentro do parque solar. A estrutura inclui cinco médicos do trabalho em escala de revezamento (de plantão na obra todos os dias); cinco enfermeiros (de plantão na obra todos os dias); 10 técnicos de enfermagem (de plantão na obra todos os dias); e três ambulâncias com UTI móvel, que permanecem também todos os dias na instalação da companhia, com motoristas socorristas para eventuais necessidades. 

A Enel Green Power está atenta ao avanço do novo Coronavírus e comprometida em encontrar soluções que contribuam para que a sociedade enfrente a atual situação. Diante do atual cenário, eventuais medidas extraordinárias poderão ser discutidas internamente e em diálogo com as autoridades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »