26/11/2013 às 01h32min - Atualizada em 26/11/2013 às 01h32min

Dia 27 também é Dia de Combate ao Câncer de Boca, com palestra na Casa da Cultura

Evento acontecerá juntamente com o Dia de Combate ao Câncer de Próstata

Portal Corrente

O dia 27 de novembro, em todo o Piauí, é marcado como o Dia de Combate ao Câncer de Boca. A doença tem se alastrado muito, devido à mudança nos hábitos da sociedade, como o aumento no consumo do álcool, o cigarro, má higiene bucal, além da prática do sexo oral sem proteção, que vem disseminando o vírus HPV pela boca.

Durante o dia 27, aproveitando o evento que será realizado na Casa da Cultura sobre o Combate ao Câncer de Próstata, será feita uma apresentação mais detalhada sobre a prevenção do Câncer de Boca.

Posteriormente, do dia 2 ao dia 6 de dezembro, os consultórios odontológicos da rede pública estarão equipados para receber quem desejar realizar um exame bucal, com a finalidade de detectar lesões que possam vir a provocar o câncer de boca, ou atém mesmo lesões de câncer de boca já instalados. A Coordenadora Municipal de Saúde Bucal, Mariângela Knitter Barros, esclarece que “o exame clínico é bastante simples, onde o dentista fará uma inspeção para detectar lesões que possam ser câncer de boca. Caso seja diagnosticado algum caso, será feito o encaminhamento para a realização de uma biópsia, e se  confirmado, a realização do tratamento”.

O câncer de boca é o 6° tipo de câncer mais comum entre os homens, e o 8° tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O principal causador é o fumo, que quando associado ao consumo do álcool, potencializa o risco da doença se desenvolver. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »