14/01/2014 às 14h01min - Atualizada em 14/01/2014 às 14h01min

Agentes de saúde de Corrente recebem capacitação do CEREST

Profissionais recebem orientações sobre a saúde do trabalhador

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de janeiro, uma capacitação com os Agentes de Saúde do município de Corrente. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal e contou grande número de espectadores, que receberam orientações a respeito da saúde do trabalhador e medidas preventivas.

“No Piauí, esta é ainda uma nova idéia – o cuidado com a saúde do trabalhador. Em cada residência nós temos pelo menos um trabalhador, não interessa se formal ou informal, que está sujeito às enfermidades ou acidentes ocasionados pela sua atuação profissional. Entendemos que os agentes de saúde municipais são os que estão mais próximos da realidade da comunidade, sendo capazes de traçar o perfil desses trabalhadores e dos empresários que os empregam, tendo assim melhores condições de avaliar quais as medidas preventivas são pertinentes àquela comunidade”, esclareceu Jetirana Pinheiro, Enfermeira do Cerest.

Durante a capacitação realizada, foram exemplificadas diversas situações a que o trabalhador está exposto e as medidas preventivas cabíveis. “Uma pessoa diabética, que trabalha com salgados, por exemplo, está exposta a diversas situações de risco: enquanto cozinha, vai provando os ingredientes; as panelas quentes que carrega de um lado para o outro – corre-se o risco de queda, de queimaduras; a fritura em si; se há crianças no ambiente, é outro risco. Então as possibilidades de acidentes e de enfermidades são inúmeras e o papel do agente de saúde será orientar essas pessoas a prestarem atenção em cada uma dessas atividades, assim como tomar as medidas preventivas cabíveis”, salientou Luziane Sátiro Martins, nutricionista da equipe.

Os agentes de saúde que participaram da capacitação receberam ainda a incumbência de realizar um trabalho de campo, onde dados como a quantidade de trabalhadores formais e informais serão relatados, o perfil dos empregadores e os riscos a que estes trabalhadores estão expostos. “Todos que participaram da capacitação nestes dois dias receberão uma apostila com orientações. Mas o certificado somente será entregue após a realização do trabalho de campo, que os  agentes terão 30 dias para entregar”, afirmou Jetirana Pinheiro.

CEREST no Piauí investiga e avalia os locais de trabalho para detectar os possíveis riscos e periculosidades que possam causar dano para a saúde do trabalhador. Todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício, são beneficiários das ações do CEREST. O escritório regional do CEREST está localizado em Bom Jesus e atende a 24 municípios do extremo sul do Piauí.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »