20/01/2014 às 22h29min - Atualizada em 20/01/2014 às 22h29min

Secretaria de Saúde e Saneamento de Corrente inicia campanha contra a hanseníase

Unidades de saúde realizarão o exame até o dia 31 de janeiro

Portal Corrente

Foi iniciada nesta segunda-feira, 20 de janeiro, a Semana de Combate à Hanseníase. De 20 à 31 de janeiro, todas as unidades de saúde do município de Corrente, da zona urbana e da zona rural,  estarão realizando o exame que detecta a doença.

A Gerente de Programas  e Coordenadora Municipal do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Tânia Maria Alves,  descreve os sintomas da enfermidade: “a hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que se manifesta através de manchas na pele, esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, caroços e inchaços pelo corpo, ou dormência das mãos ou dos pés. Pessoas que possuem casos confirmados na família também devem realizar o exame, independentemente de sintomas, já que há casos em que ela demora anos para se manifestar”, enfatizou.

Como a doença é transmitida através do contato, Tânia ainda coloca que a erradicação da doença é muito difícil por causa da cadeia de transmissibilidade: “como o contágio se dá pelo contato, e muitas vezes a pessoa não sabe que possui a enfermidade, ela acaba passando a outras pessoas e assim a doença permanece contagiando. Deve-se prestar muita atenção aos sintomas e realizar o exame quando houver qualquer suspeita. Por isso o slogam da campanha este ano é Procurar para Curar e Eliminar”, esclareceu.

A hanseníase é 100% curável. O tratamento pode durar 6 meses, para casos mais brandos, ou até um ano para casos mais graves. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »