25/08/2021 às 08h56min - Atualizada em 25/08/2021 às 08h56min

Mutirões de Catarata da Sesapi já beneficiaram 1.718 piauienses no mês de agosto

Redação
A retomada das cirurgias eletivas dos hospitais da Rede Estadual de Saúde já beneficiou milhares de  piauienses por todo o estado. As cirurgias dos mutirões de catarata, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por exemplo, já trouxeram melhorias para qualidade de vida de 1.718 piauienses. Os  procedimentos contemplaram moradores das regiões de saúde dos Cocais e da Planície Litorânea. Até o final de 2021 todas as regiões de saúde terão recebido mutirões de cirurgias eletivas.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que os mutirões de cirurgias eletivas que a Sesapi realiza  são um dos pontos mais importantes dentre os trabalhos de descentralização dos serviços de saúde, e que os beneficiados não são somente aqueles que passam pelos procedimentos cirúrgicos, mas sim todo o sistema de saúde pública do Piauí.

“As cirurgias eletivas são um ponto importante dos serviços oferecidos pelo estado aos piauienses. Com esses procedimentos, além de levar a assistência médica para pessoas de todo o estado, também conseguimos descentralizar o serviços, evitando que muitas pessoas se concentrem em um só lugar para a realização dos procedimentos. Dessa forma, desafogamos a rede de saúde e conseguimos dar mais qualidade para os serviços oferecidos pela rede estadual de saúde em todo o estado”, apontou o gestor.

Dando continuidade aos serviços de cirurgias eletivas, neste final de semana o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado em Bom Jesus, realizará as consultas de triagem com a população da região de saúde, as cirurgias deverão ser realizadas dos dias 03 a 05 de setembro. Já o Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, localizado em Corrente, realizara as consultas de triagem dos dias 03/09 a 05/09, enquanto que os procedimentos cirúrgicos serão realizados nos dias 07 e 09 de setembro.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, dos mutirões de cirurgias da Sesapi, os  pacientes precisam procurar a secretaria municipal de Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber as necessidade ou não de cirurgia.

“Neste primeiro momento as vagas são para as pessoas de 60 anos ou mais, que estão inseridas na regulação. Porém aqueles que encontram-se com algum problema de saúde na visão é importante que vá até a secretaria de seu município e se informem-se  sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »