22/02/2022 às 13h50min - Atualizada em 22/02/2022 às 13h50min

ATENÇÃO! Proprietários rurais das bacias dos rios Corrente, Paraim e Fundo podem participar GRATUITAMENTE de projeto de reflorestamento

Acesse aqui o cadastro e participe do projeto de revitalização da bacia hidrográfica

Viviane Setragni
Portal Corrente
O Instituto de Reflorestamento Eden começou o projeto no Piauí pela Lagoa de Parnaguá, que perdeu cerca de 94% do volume de água nos últimos anos, e já contratou um time de pessoas no município, mas ainda há muito trabalho pela frente.

Já foi constatado que a grande responsável pela obstrução dos leitos dos rios e, consequentemente, redução do nível de água na Lagoa, é a supressão da vegetação natural nessas áreas. Só entre 2005 e 2015, a agricultura avançou cerca de 36,66% no entorno da Bacia do Rio Paraim.

Estudos científicos mostram que uma das únicas alternativas para a crise hídrica, causada pela ação humana, é o manejo das Bacias dos Rios Fundo, Corrente e Paraim, trabalho que está sendo proposto pelo Instituto Eden.

O viveiro implementado no município de Parnaguá já possui mais de 40 mil mudas, prontas para serem plantadas. Para prosseguir, é necessária a mobilização em massa para que proprietários rurais façam parte do projeto. O Instituto propõe restaurar, gratuitamente, qualquer área particular (reserva legal, APP, RPPN, etc) na região de Corrente e Parnaguá.

"É possível ver, diariamente, como a crise climática tem impactado o Brasil. O preço dos alimentos aumenta, os dias ficam mais quentes e as enchentes afetam mais gente. É preciso cuidar do meio ambiente hoje", registra o Eden.

Os proprietários podem fazer parte da mudança fazendo o cadastro neste formulário.

Conheça AQUI o Projeto de Recuperação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »