13/03/2022 às 12h29min - Atualizada em 13/03/2022 às 12h29min

Parceria entre o 7º BPM e ONG Caminhos da Esperança reativa o projeto Pelotão Mirim em Cristalândia

Ascom
Portal Corrente
O 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente (7º BPM), sob o Comando do Major Carlos, e a ONG Caminhos da Esperança, representada pela Dra. Norivan Lisboa, firmaram uma parceria para reativar o projeto social da Polícia Militar Pelotão Mirim Cidadão. O início das atividades aconteceu no dia 5 de março de 2022, no município de Cristalândia, sede da ONG.  

O Pelotão Mirim Cidadão Caminhos da Esperança atua com as crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade, cujo objetivo é o trabalho preventivo nas comunidades beneficiadas.  Para tal, são realizadas instruções abordando diferentes temáticas diretamente ligadas aos jovens, incluindo teorias e práticas de ordem unida, noções de cidadania, conhecimento básico dos direitos, deveres e garantias das crianças e adolescentes, prática de esportes, entre outras atividades lúdicas cuidadosamente preparadas para os Mirins.    

 
A parceria entre o Projeto Social Caminhos da Esperança e o Comando do 7º Batalhão da Polícia Militar de Corrente tem trazido bons frutos desde a primeira experiência realizada em 2019, momento em que mais de 100 crianças e adolescentes, em condições de vulnerabilidade social, foram beneficiadas. O resultado da parceria despertou interesse da comunidade e, principalmente, dos jovens que pressionaram para a continuidade do Projeto. Com efeito, ambos os representantes (Policia Militar e da ONG) traçaram diversos diálogos objetivando criar estratégias para atender a população cristalandense, dado no dia 5 de março de 2022, momento em que aconteceu o primeiro encontro. Estiveram presentes as crianças, adolescentes e os pais que ouviram  as primeiras instruções e orientações,  depois de um longo período de isolamento social decorrente da pandemia.

O trabalho do Pelotão Mirim é coordenadora pelas Soldado Milane, Soldado Tainara e SAV Tayline, que já atuaram em outros municípios desenvolvendo o mesmo Projeto. A ideia é contemplar dezenas de crianças e adolescentes, retirando-as das ruas, oferecendo oportunidades para seu desenvolvimento.

 
A retomada das atividades tem sido um avanço para a comunidade cristalandense, pois o Projeto Pelotão Mirim Cidadão Caminhos da Esperança ajuda em diferentes aspectos formativos. desenvolvendo habilidades físicas, morais e cognitivas, contribuindo no rendimento escolar e na formação da cidadania. As famílias gostam e os jovens ficam ansiosos para o próximo encontro, que acontece semanalmente. 



“Os jovens precisam de oportunidades, precisa de apoio da família, das instituições e de toda a sociedade. Retirá-los das ruas, ocupando o tempo ocioso com atividades recreativas, esportiva e didático/pedagógico promove a aprendizagem, combate à violência e a criminalidade. Por isso, a equipe da ONG Caminhos da Esperança tem se esforçado diariamente para proteger os jovens de Cristalândia e a parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar se soma a outras atividades didático/pedagógicos - esporte, lazer, recreação, brinquedos/brincadeiras e artes para diversificar as opções para os jovens, especialmente os mais vulneráveis. As atividades acontecem paralelo ao sistema de educação municipal/estadual, sendo uma força para a redução da evasão escolar e melhoria dos Índices educacionais" afirma a Dra. Norivan Lisboa e o Major Carlos, Comandante do 7º BPM.  




Importante frisar que a retomada acontece cumprindo todas as normas de segurança, com cuidados específicos no uso da máscara e distanciamento, cumprindo o Decreto Estadual e municipal em vigor e conta com apoio dos pais e de pessoas da comunidade que atuam como voluntárias.

Vale ressaltar que este trabalho também tem parceria com o Projeto social local Caminhos da Esperança, fundado e Coordenado pela Dra. Norivan a toda equipe da ONG, a quem levamos nossos agradecimentos pela parceria, juntos essas forças são unidas no intuito de levar o melhor para as crianças e adolescentes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »