29/03/2022 às 12h10min - Atualizada em 29/03/2022 às 12h10min

Piauí participa de encontro de gestores da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

Redação

Representando o Piauí, a secretária da Agricultura Familiar (SAF-PI), Patrícia Vasconcelos, e o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, participaram de mais uma reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, na última quarta-feira (23), no Nord Luxxor Hotel, na cidade de João Pessoa (PB). O fórum discutiu a realização da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada em junho, na cidade de Natal (RN).

O evento na capital paraibana reuniu secretários, secretárias e representantes dos movimentos sociais, como também órgãos parceiros que fomentam recursos por meio de projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar na região Nordeste.

Para a secretária Patrícia Vasconcelos, o fórum realizado de forma presencial, após dois anos com reuniões exclusivamente remotas, representa um novo momento para o fortalecimento da agricultura familiar do Nordeste. “A câmara temática é um mecanismo para propor e discutir políticas públicas para agricultura familiar em todo o Nordeste. Assim, fortalecemos os nossos projetos e parcerias, gestão do conhecimento, ações e trocamos informações. É uma satisfação para nós participarmos do fórum de forma presencial, depois de tanto tempo com reuniões virtuais, por conta da pandemia”, comenta.

Alexandre Lima, secretário da Agricultura do Rio Grande do Norte (Sedraf) e coordenador da Câmara Temática do Consórcio Nordeste, avaliou positivamente o encontro. Ele também deu os detalhes sobre a realização da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada de 15 a 19 de junho de 2022, em Natal (RN).

“Vamos dar oportunidade para os agricultores familiares de todo o Nordeste apresentarem e venderem seus produtos durante uma semana num espaço exclusivo. Essa feira será mais uma vitrine que a agricultura familiar merece. Para que aconteça com mais brilho e entusiasmo, estamos contando com a participação e presença dos agricultores e agricultoras familiares dos nove estados do Nordeste. Teremos espaços para que os estados mostrem os produtos, experiências exitosas, palestras, comidas típicas, forró pé de serra e vários outros atrativos, tudo com o objetivo de mostrar que a agricultura familiar é pujante e necessária”, pondera Alexandre Lima.

A reunião também tratou sobre conjuntura, Proposta de Integração dos Serviços Estaduais de Inspeção Agropecuária (Susaf-NE), tecnologias para auxiliar a agricultura familiar, agenda programática do Fórum, definiu encaminhamentos e discutiu novos projetos para agricultura familiar.

A Câmara Temática da Agricultura Familiar busca articular pactos entre os entes, os nove estados consorciados, formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste enquanto ferramenta de gestão.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »