24/11/2022 às 10h12min - Atualizada em 24/11/2022 às 10h12min

População passa a noite na fila para tentar atendimento com médico pediatra, denuncia vereador de Monte Alegre

Portal Corrente

A população do município de Monte Alegre do Piauí precisa passar a noite no hospital da cidade para tentar uma vaga de atendimento com o médico pediatra, denuncia o Vereador Raimundo Viana (PL). Ele gravou um vídeo no local, mostrando que os pais das crianças chegam às 16h do dia anterior e passam a noite na fila para tentar atendimento com o especialista, que atende somente uma vez por mês no município. 

No vídeo, Viana mostra a população que aguardou a noite inteira e espera a chegada da secretária que faz o agendamento para o atendimento, que tem horário de trabalho a partir das 8h da manhã. "Isso é um absurdo, esse atendimento poderia acontecer a partir das 6h da manhã, olha esse povo todo esperando", diz o vereador.

Segundo o parlamentar, a situação seria resultado da má gestão do prefeito Djalma Mascarenhas (PSD). "Enquanto o senhor tá no bem-bom, a sua funcionária no bem-bom, o povo tá aqui padecendo, porque o senhor não cuida dele como deveria. Eu, como vereador fiscalizador, estou fazendo o meu papel e vou continuar a fazer", acrescenta.

Em outro vídeo, divulgado na última semana, Raimundo Viana também denunciou a falta de medicamentos básicos na unidades de saúde, que teriam chegado logo após ao vídeo nas unidades. 

O OUTRO LADO

Uma nota de esclarecimento feita pela Prefeitura de Monte Alegre e divulgada em grupos de WhatsApp, assinada pela secretária municipal de Saúde, Arlete Divina dos Santos Duarte, e pelo prefeito Djalma Mascarenhas, nega que estejam faltando medicamentos e afirma que o vereador não provou a denúncia. A nota também diz que seria absolutamente desnecessária a permanência dos pacientes por tantas horas no hospital para agendar atendimento, pois dispõe de médicos 24h de plantão na unidade. Quanto aos médicos especialistas, informa que o município não teria a obrigação na oferta de atendimentos da Atenção Especializada, que seriam responsabilidade do Estado e da União, mas que sensibilizada, a administração municipal, com "recursos próprios e eficiência administrativa", decidiu contratar os profissionais, para os quais a população deve ser encaminhada pelos clínicos-gerais, e não por agendamento direto, sendo 'totalmente desnecessário ficar à espera em dia anterior, bastando agendar prévia e regularmente em horário normal".

A nota segue afirmando que o vereador divulgou fake news, incorrendo em crime de injúria e calúnia, e que "medidas cabíveis poderão ser adotadas". 


Sobre a nota, o vereador comenta que está satisfeito com a chegada dos medicamentos. "No dia da denúncia não tinha, como está no vídeo, e fico satisfeito que agora tenha. Desafio a administração a provar que não faltou, porque faltou e acho interessante que a nota tenha demorado pra sair, deu tempo de comprar os remédios".

Sobre o atendimento com médicos especialistas, Viana reitera a denúncia de que as pessoas estão passando a noite na fila para guardar uma vaga. "Eu vou ficar muito feliz se a administração municipal criar um método pra resolver esse problema, porque 30 atendimentos em um único dia não resolve a demanda da nossa população. Enquanto isso não acontecer, eu vou fiscalizar. Essa humilhação de passar a noite na cadeira tem que acabar".






 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »