10/01/2024 às 12h56min - Atualizada em 10/01/2024 às 12h56min

TJ-PI implantará unidade do programa Justo Acesso em Monte Alegre

Redação
Desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, e o prefeito de Monte Alegre, Djalma Mascarenhas

O município de Monte Alegre (a 756 km de Teresina), termo judiciário da comarca de Gilbués, será o próximo a receber uma unidade do programa Justo Acesso. Nesta segunda-feira (8), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, recebeu o prefeito Djalma Mascarenhas para tratar sobre a inauguração, que deve acontecer no mês de fevereiro. O programa será implantado no prédio do antigo fórum, localizado no centro da cidade.

O Justo Acesso é uma iniciativa do TJ-PI que busca promover o acesso à Justiça, a inclusão digital e a cidadania por meio de Pontos de Acesso à Justiça nos municípios que não são sede de comarcas. O programa congrega, em um só lugar, os serviços do TJ-PI e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.

Em seu primeiro ano, foram implantadas unidades nas cidades de Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras e Várzea Grande. Entre os serviços oferecidos pelo TJ-PI nestas unidades, estão o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais.

Além dos serviços da Justiça Estadual, a unidade do Justo Acesso de Monte Alegre deverá contar com atividades dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

Durante o encontro, o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, reforçou que “o Justo Acesso é a materialização do ideal de cidadania, com as pessoas tendo acesso a todos os serviços da justiça e dos órgãos parceiros”. O presidente determinou a realização de visita técnica às futuras instalações do Justo Acesso de Monte Alegre na próxima semana.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência do TJ-PI, Luiz de Moura Correia, coordenador do programa, e Leonardo Brasileiro; o superintendente de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI, Otávio Matias; e o servidor do Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência Carlos Moura.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »