15/02/2023 às 13h12min - Atualizada em 15/02/2023 às 13h12min

Semar multa em R$ 2,3 milhões empreendimentos irregulares em área indígena em Gilbués e Baixa Grande do Ribeiro

Redação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) confirmou ações de desmatamento irregular em território indígena e ribeirinho no Piauí. As irregularidades foram investigadas e confirmadas pela Diretoria de Fiscalização do órgão, nos municípios de Gilbués e Baixa Grande do Ribeiro, e resultaram em multas que totalizam mais de R$ 2,3 milhões.

Nos dias 1 e 17 de dezembro de 2022, a diretoria realizou fiscalização na área indígena Akroá-Gamela, na localidade Morro D’água, em Baixa Grande do Ribeiro. A ação resultou de uma denúncia de desmatamento irregular, registrada por meio da Semar, e levou à confirmação de diversas infrações ambientais. Após a investigação foram registrados cinco autos de infração, quatro a uma pessoa e uma a outra. Na área indígena, 1.946,6 hectares foram alvo de desmatamentos.

A segunda ação de fiscalização ocorreu em 14 de dezembro de 2022, na região denominada de Fazenda Passarinha, na Comunidade Melancias, localizada na zona rural do município de Gilbués. A diretoria responsável apurou a existência de desmatamento irregular na área e confirmou a infração ambiental que resultou em um auto de infração.

A Diretoria de Fiscalização da Semar registrou infrações em duas áreas: uma de 200,42 hectares e outra de 26,6 hectares. Ao todo, as infrações ambientais confirmadas aconteceram em uma área de 2.173,62 hectares.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, as ações de fiscalização em áreas indígenas, quilombolas e ribeirinhas serão intensificadas, de modo a garantir o respeito aos direitos humanos das comunidades tradicionais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »