18/04/2023 às 14h47min - Atualizada em 18/04/2023 às 14h47min

4º Festival Nacional da Juventude Rural reunirá mais de 5 mil jovens em Brasília

Redação
A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro: sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente. Com a saída de mais de 800 mil jovens do campo desde 2018 (dados da PNAD/IBGE), é urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País.
 
O Festival tem o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, e traz o objetivo de fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural no País e trocar experiências e conhecimentos, será realizado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural nos dias 25 a 27 de abril de 2023, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF.
 
Conforme a secretária de jovens da FETAG-PI, Regina Gomes, do Piauí, a FETAG-PI irá levar cinco ônibus com mais de 250 jovens que representarão todas as regiões do Estado na Capital Federal. 
 
A programação contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País.


 
O QUE É O FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL?

O Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências.
A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial a Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »